<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 22:08:42 Dec 22, 2015, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Como os jovens mudam o mundo

© UNESCO

“A gente não é obrigada a querer transformar o planeta, basta querer mudar as coisas que não vão bem,lá onde a gente se encontra”, declara a atriz e cantora norte-americana Monique Coleman, nomeada campeã da juventude das Nações Unidas, por ocasião do Ano Internacional da Juventude 2010–2011 (p. 7-8). É exatamente assim que os jovens fazem para mudar as coisas que não estão bem.

No início de 2011, eles revoltaram-se contra os regimes políticos no poder, primeiro na Tunísia (p. 9-10), depois no Egito (p. 11-12), dando uma boa
lição de democracia ao resto do mundo. Com ajuda das redes sociais, o movimento ganhou outros países da região e despertou também países europeus, como a Espanha (p. 13-14).

Suas ferramentas, seus lemas, seus objetivos são praticamente os mesmos em toda parte. Eles lutam por trabalho, justiça social, gratuidade da educação e da saúde, liberdade de expressão, mas também, e  principalmente, democracia. As notícias espantosas da Primavera Árabe espalharam-se por todo o planeta, transformando-a em símbolo de revolução pacífi ca liderada pelos jovens.

Em outras partes do mundo, os jovens mobilizaram-se por outros meios, como os estudantes tchecos que decidiram “intrometer-se” nos assuntos de seu país (p. 16-17) ou a empresária sul-africana que criou uma rede social destinada às escolas carentes (p. 18-19), sem esquecer aqueles que não perdem a esperança de ganhar a guerra contra o racismo, a xenofobia, as discriminações e os confl itos, com ajuda das “armas miraculosas” da arte (p. 21-30).

Se há um denominador comum a todas essas iniciativas, esse denominador é a solidariedade, ilustrada pelas ações dos jovens voluntários, escoteiros e esportistas (p. 31-33), mas também pelas histórias comoventes das “estrelas” ugandenses (p. 34-35) e de uma jovem paquistanesa (p. 36-38).

Quanto à juventude japonesa, que demonstrou grande generosidade por ocasião da catástrofe natural de março de 2011, ela desencadeou uma mudança radical no sistema de valores baseado no crescimento econômico (p. 39-40).

Enfi m, e isso não é de espantar, o futuro do meio ambiente é outro canteiro de obras privilegiado dos jovens. Muito sensíveis à questão do aquecimento climático, as novas gerações entregam-se, às vezes, a verdadeiras batalhas contra diferentes formas de imobilismo ecológico. Da União Europeia à China, passando pelo México e pelo Peru (p. 40-49), milhares de jovens põem suas competências de todos os tipos a serviço de um planeta mais saudável.

Para encerrar esta edição, realizada exclusivamente por jovens autores, convidamos o cineasta egípcio Khaled Youssef a dirigir seu olhar para a Primavera Árabe (p. 50-52). Ele transmite-nos sua visão dos eventos que transformaram seu país, no início do ano de 2011, e das suas consequências sobre o campo das artes e da sociedade, mas também da política internacional.

Leia a última edição: Arquivo PDF - 56 páginas (6.3 Mb)*

*Para acessar documentos em PDF, é necessário instalar o programa Acrobat reader em seu computador: download da última versão.

Voltar ao topo da página