<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 04:32:04 Aug 27, 2016, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Call for Submissions

Conhecimentos indígenas e locais para o Diagnóstico Regional das Américas em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos

Os diagnósticos enfocam os seguintes temas, entre outros:

  • situação atual e tendências em biodiversidade, ecossistemas e seus benefícios para os povos e comunidades na região
  • degradação e restauração ambiental
  • conservação e uso sustentável
  • espécies exóticas invasoras e seu controle

Prazo para submissão:  25 de maio de 2016

English version available aqui

La versión en español se encuentra disponible aqui

A Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES na sigla em inglês) está realizando diagnósticos da biodiversidade e  ecossistemas as contribuições destes para uma boa qualidade de vida. Estes diagnósticos devem basear-se, além do conhecimento científico, nos conhecimentos, práticas, observações e entendimentos dos povos indígenas e comunidades locais de diferentes regiões.

Os diagnósticos abordam as inter-relações entre diversidade biológica e sociedade, incluindo os benefícios da natureza para os povos e comunidades, e a sua contribuição para uma boa qualidade de vida. Elas se concentram em mudanças na biodiversidade e  ecossistemas que afetam alimentos, água, energia, modos de vida e saúde. Elas também consideram a importância do mundo natural para as relações sociais, a espiritualidade e a identidade cultural, e abordam questões de equidade, incluindo a equidade inter e intra-geracional.

Se a sua comunidade ou organização tem conhecimentos tradicionais e /ou locais relevantes para contribuir com estes diagnósticos, ou se você conhece projetos ou publicações sobre conhecimentos indígenas e/ou locais em biodiversidade, seus benefícios para, e relações com, as comunidades locais e povos indígenas, envie as informações nos links abaixo.

O objectivo global é avaliar o estado atual do nosso ambiente natural, incluindo a sua diversidade biológica, o funcionamento de ecossistemas e seus benefícios para as pessoas, ao mesmo tempo em que busca identificar tendências importantes, incluindo as respostas potenciais aos impactos positivos e negativos de diferentes fatores, tais como a mudança climática, poluição, e/ou o tipo de uso do solo. Há também interesse particular na identificação dos fatores mais indiretos subjacente a estas tendências, como os estilos de vida e consumo, as instituições e os aspectos sociais, económicos e jurídicos.

A lista de países das Américas e o escopo para o diagnóstico pode ser encontrada aqui.

Algumas questões-chave são:

  1. Como a natureza (biodiversidade, ecossistemas) ajudam para a subsistência, a segurança alimentar e a qualidade de vida dos povos indígenas e comunidades locais?
  2. Como os povos indígenas e comunidades locais conservam, gerem e contribuem para aumentar a diversidade biológica e os benefícios ecossistêmicos relacionados para as pessoas?
  3. Que mudanças na natureza estão sendo observadas pelos povos indígenas e comunidades locais e o que está conduzindo essas mudanças?
  4. Quais impactos as políticas existentes e as intervenções de desenvolvimento têm sobre a natureza, os benefícios da natureza para as pessoas, e em consequência, sobre qualidade de vida de povos indígenas e comunidades locais?
  5. Que lacunas de conhecimento precisam ser abordadas, a fim de entender melhor como a biodiversidade está mudando e o que fazer sobre isso?

IPBES está realizando diagnosticos regionais na África, na Ásia-Pacífico e no Europa / Ásia Central, bem como nas Américas. Também lançará em breve um Diagnostico Global.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Procuramos a contribuição de detentores de conhecimentos de povos indígenas e/ou comunidades locais , e suas instituições e redes, além de pesquisadores/cientistas experientes e profissionais que trabalham com povos indígenas e comunidades locais e conhecem sua relação com a biodiversidade e os ecossistemas.

COMO VOCÊ PODE CONTRIBUIR?

Ao enviar informações sobre:

  • Projetos concluídos ou em curso que trabalham com conhecimento indígena e/ou local associado à biodiversidade, ecossistemas e seus benefícios para as pessoas na região das Américas, a degradação e restauração ambiental, conservação e uso sustentável de espécies e ecossistemas, e/ou espécies exóticas invasoras e seu controle;
  • Literatura científica e/ou técnica em conhecimento indígena e/ou local associado à biodiversidade, ecossistemas e seus benefícios para as pessoas na região das Américas, degradação e restauração ambiental, conservação e uso sustentável de espécies ou ecossistemas, e / ou espécies exóticas invasoras e seu controle;
  • Detentores de conhecimento indígena e/ou local, pesquisadores ou outros indivíduos que estejam ou tenham estado envolvidos em projectos de conhecimento indígena e/ou local sobre a degradação e restauração ambiental, conservação e uso sustentável de espécies e ecossistemas, e/ou espécies exóticas invasoras e seu controle.
  • Organizações de povos indígenas e  comunidades locais, ou organizações que trabalham em estreita colaboração com os povos indígenas e comunidades locais, e que estão interessados em sediar um diálogo sub-regional e uma coleção sub-regional de recursos em conhecimento indígena e local.

Convite para participar de um Workshop Internacional para a região das Américas:

Um número limitado de contribuintes (detentores e especialistas em conhecimentos indígenas e/ou locais) serão convidados para uma Oficina de Diálogo para as Américas, a ser realizada em Sucre, na Bolívia, durante a semana de 20 a 22 de Julho de 2016. Financiamento para viagem estarão disponíveis para os participantes de países em desenvolvimento. A oficina reunirá detentores e especialistas dos conhecimentos indígenas e/ou locais em conjunto com os membros da equipe científica responsável pela realização da avaliação a fim de enriquecer o trabalho de diagnóstico regional e a temática sobre a biodiversidade e serviços ecossistêmicos. Um outro objetivo será o de envolver detentores de conhecimentos indígenas e locais nos processos do IPBES e demonstrar os potenciais benefícios e oportunidades para suas comunidades.

Tenha em mente que o inglês e o espanhol serão os idiomas oficiais de trabalho nas reuniões. No entanto, também incentivamos as submissões de trabalhos em português e a participação de pessoas que falam esta língua.

Todas as submissões serão analisadas pela Força Tarefa do IPBES sobre sistemas de conhecimento indígena e local. Por favor, indique no seu formulário se as informações que você fornecer podem ser usadas e, eventualmente, reproduzidas em publicações no âmbito dos diagnósticos realizados da IPBES como um estudo de caso relevante. Por favor, indique se você concorda que o seu nome seja incluído em uma lista de especialistas em conhecimento indígena e/ou local.

Um princípio fundamental da IPBES é o pleno respeito pelo conhecimento indígena e local. Portanto, as submissões não devem incluir conhecimentos que sejam protegidos culturalmente, sagrado ou confidencial sem o consentimento livre, prévio e informado dos detentores desse conhecimento.

Prazo para inscrições: 25 de maio de 2016

Para preencher o formulário favor clicar aqui.

Tenha em mente que se você respondeu a chamada de trabalhos lançada em 2015 em conhecimentos indígenas e locais para a região das Américas, você não precisa fazer a submissão novamente. Suas propostas serão consideradas. Entretanto, se você tem informações adicionais, então, está convidado a submeter novamente.

Para aqueles que têm problemas de preenchimento do formulário on-line, podem baixar o formulário aqui.

Para obter informações adicionais, entre em contato com a Unidade de Suporte Técnico para a Força Tarefa do IPBES em links(at)unesco.org

Este é a segunda de uma série de convites periódicas à apresentação pela ForçaTarefa do IPBES sobre Sistemas de conhecimentos indígenas e locais

Voltar ao topo da página