<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 21:32:22 Aug 28, 2016, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Pluralismo e diversidade da mídia

© UNESCO/Oboré

Ao promover uma mídia pluralista e diversa, a UNESCO ajuda a expandir a gama de informação para o público, sobretudo para pessoas desfavorecidas, jovens, mulheres, povos indígenas e populações que vivem em áreas de difícil alcance.

Desenvolver uma mídia comunitária é uma contribuição significativa para o pluralismo midiático. Junto com serviços públicos e as mídias particulares e comerciais, a mídia comunitária é uma condição necessária para que o público possa ter acesso a diferentes fatos, debates e pontos de vista. Portanto, a UNESCO assiste os Estados-membros no desenvolvimento de ambientes de políticas de comunicação propícios à mídia comunitária, além de construir capacitação e estruturas de tecnologia de informação e comunicação neste setor.

Ao contribuir com a diversidade da mídia, a UNESCO aumenta a capacidade das organizações de mídia em relação às políticas e estratégias para promover a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres, tanto nas operações como em conteúdos de mídia..    

A Organização também trabalha para empoderar cidadãos com competências de mídia e informação (media and information competencies). Treinamentos e conscientização são empreendidos para servir aos usuários de comunicação em geral, e particularmente o ensino de competências nas escolas.

O Dia Mundial do Rádio, celebrado em 13 de fevereiro de cada ano, é bastante observado por sua importância para a mídia pluralista e diversa.

Mídia comunitária no Brasil:

A mídia comunitária é regulada por legislação própria, foco de insatisfação entre as partes interessadas. A real função dessas emissoras de contribuir para o desenvolvimento social de um público local, segundo as pesquisas mais recentes, tem sido direcionada para o atendimento de interesses comerciais, religiosos e político-eleitorais. É crescente o número de rádios comunitárias no país.

Voltar ao topo da página