<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 21:26:02 Aug 28, 2016, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Educação Superior no Brasil

©UNESCO
Educação superior no Brasil

No Brasil, a falta de paridade de gêneros é elevada na educação superior, na qual é observada disparidade em favor das mulheres.  O acesso às instituições públicas ainda deve ser ampliado para incluir uma proporção maior dos jovens com idades entre 18 e 24 anos, principalmente os provenientes das camadas mais baixas da população. As avaliações indicam a existência de grandes diferenças de qualidade educacional entre as instituições, particularmente entre as instituições privadas.

Por intermédio de um permanente diálogo com o poder público, com as universidades e demais instituições de ensino e pesquisa, a UNESCO no Brasil tem procurado  incentivar a formação de professores, a mobilidade, qualidade, mudanças e inovações que se tornaram inadiáveis face aos desafios que estão surgindo na sociedade do conhecimento de hoje. Para tanto:

  • articula redes internacionais e regionais de informação e de conhecimentos (Cátedras UNESCO / Redes UNITWIN),
  • reúne dirigentes e pesquisadores,
  • promove estudos e reflexões e
  • incentiva o intercâmbio entre os países e as instituições
  • dá apoio a programas inovadores da educação superior, tanto do poder público, como no caso dos Programas em Educação Superior promovidos pelo Ministério da Educação, como de universidades, instituições privadas e entidades da sociedade civil
  • procura colocar à disposição das universidades e outras instituições informações e documentos de referência considerados indispensáveis ao processo de mudança e renovação da educação superior.

A coordenação da atuação da UNESCO na América Latina na área do ensino superior se dá por meio do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe - IESALC. A UNESCO no Brasil participa com a IESALC nos dois projetos de implementação de universidades de integração intercultural, baseadas em valores essenciais como o respeito aos direitos humanos, ao diálogo intercultural, à diversidade cultural e à paz entre os povos:

Voltar ao topo da página