<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 21:32:27 Aug 28, 2016, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

O mundo que nós queremos além de 2015

O que é a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015?

O foco no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foi uma prioridade para as Nações Unidas até 2015. O processo para se chegar à agenda de desenvolvimento pós-2015 foi liderado pelos Estados-membros com ampla participação dos Grandes Grupos e outras partes interessadas da sociedade civil. A Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 funcionará como um marco de ação para os esforços mundiais de desenvolvimento até 2030. 

As Nações Unidas têm exercido papel importante para facilitar nas conversações mundiais sobre a agenda de desenvolvimento pós-2015 e para apoiar as amplas consultas. Além disso, tem a responsabilidade de apoiar os Estados-membros no fornecimento de insumos baseados em evidências, em pensamento analítico e experiência em campo.

A Assembleia Geral das Nações Unidas convocada pelo secretário-geral para sintetizar a gama completa de insumos e apresentar um relatório com uma síntese antes do final de 2014 como contribuição às negociações intergovernamentais de preparação para a Cúpula. Muitos insumos foram coletados para a agenda, sobretudo o conjunto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto por um Grupo de Trabalho Aberto da Assembleia Geral, o relatório de uma comissão intergovernamental de especialistas em financiamento de desenvolvimento sustentável, os diálogos GA em facilitação tecnológica e muitos outros. 

O High-level Political Forum on Sustainable Development (Fórum Político de Alto Nível em Desenvolvimento Sustentável) é a plataforma central das Nações Unidas para monitorar e revisar a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável até 2030, adotada pela Cúpula das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, ocorrida em 25 de setembro de 2015.

O que é o Grupo de Trabalho Aberto sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

O desenvolvimento sustentável estará no centro da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. Na Conferência Rio+20, os Estados-membros concordaram em iniciar um processo para elaborar um conjunto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), “universais e aplicáveis a todos os países”. A Assembleia Geral da ONU formou um grupo de trabalho intergovernamental e aberto, composto por 30 membros e com a função de elaborar os ODS. Um dos encargos a serem desempenhados consiste na apresentação de um relatório que inclua uma proposta sobre os ODS. O resultado será incorporado na definição da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015.

O que é o Grupo de Alto Nível de Pessoas Eminentes sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015?

O Grupo de Alto Nível é formado por 27 membros de governo, sociedade civil e setor privado, e tem como mandato aconselhar o secretário-geral da ONU sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. Com essa finalidade, o Grupo submeterá suas recomendações ao secretário-geral, na forma de um relatório, em maio de 2013. Esse relatório também tem como função informar os Estados-membros da ONU.

O que é o Grupo de Trabalho da ONU sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015?

O Grupo de Trabalho da ONU sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 (UNTT) reúne representantes de agências da ONU e de organizações internacionais, sob a copresidência do PNUD e do UN-DEAS, com o objetivo de formular uma visão comum do Sistema ONU sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015.

O que são as Consultas Temáticas Mundiais?

A ONU está conduzindo Consultas Temáticas Mundiais com a comunidade acadêmica, meios de comunicação, setor privado, empresários, sindicatos, sociedade civil e outros atores, para discutir questões-chave relativas à Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. As Consultas Temáticas Mundiais abrangem 11 áreas:

(Links para informações em inglês, exceto para educação)

O que são as Consultas Regionais e Nacionais?

A ONU facilita as consultas regionais e nacionais sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. As Comissões Regionais da ONU convocaram e planejam uma série de consultas sub-regionais e regionais inclusivas, para desenvolver e articular perspectivas regionais sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. A ONU também facilita consultas nacionais em quase 100 países, com o objetivo de elaborar a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015.

O que são os Diálogos sobre a Implementação?

Com esses diálogos, a ONU visa a criar um fórum e oportunidades para se contribuir com ideias e propostas específicas para a implementação da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 nos âmbitos nacional e mundial. Os Diálogos sobre a Implementação abrangem seis áreas:

(Links para informações em inglês)

Qual é o cronograma do processo?

Com o objetivo de garantir uma transição fácil em 2015, a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 deve estar pronta em breve para ser colocada em prática. O Grupo de Trabalho Aberto sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável vai desenvolver uma proposta inicial para os ODS durante a 68ª Sessão da Assembleia Geral da ONU. Então, o secretário-geral da Organização apresentará um relatório de síntese sobre todas as contribuições antes do fim de 2014, como um subsídio para as negociações intergovernamentais, a ser publicado no início da 69ª Sessão da Assembleia Geral da ONU.

Mais informações:

Voltar ao topo da página