<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 15:20:43 Sep 12, 2016, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
20.05.2015 - UNESCO Office in Brasilia

MinC, UNESCO e Secretaria de Cultura do DF realizam evento para celebrar o Dia da Diversidade Cultural

Há 10 anos, foi aprovada, em Paris, durante a 33ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. Entre os objetivos do documento, está o de proteger e promover as diversas expressões culturais. Para celebrar esse marco e o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, comemorado todo 21 de maio, o Ministério da Cultura, em parceria com a UNESCO no Brasil e a Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal (GDF), promove ampla programação, com debates, apresentações culturais e feira.

O ponto alto da programação será o evento, aberto ao público, no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília, que prevê debates com a sociedade sobre os avanços e desafios da Convenção, sobre Educação para a Diversidade e a situação da Convenção após uma década. Às 19h, haverá uma solenidade de encerramento com a presença do Ministro da Cultura, Juca Ferreira; do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; da Representante Adjunta da UNESCO, Marlova Jovchelovitch Noleto; e de ministros e líderes de grupos representativos da diversidade cultural brasileira.

Para a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes, defender e valorizar a diversidade cultural brasileira é reconhecer as especificidades culturais do povo brasileiro e a sua importância para o desenvolvimento do país. "O conceito de Diversidade Cultural agrega seus múltiplos aspectos ˗ identitários, criativos, sociais, econômicos, intelectuais, religiosos ˗ e essa compreensão é condição fundamental para o exercício da democracia, da liberdade de expressão, da fruição e da criação cultural. O respeito e o reconhecimento à diversidade estão na base de uma afirmação soberana dos países no contexto de uma cultura global", afirma a secretária.

O secretário de Cultura do Distrito Federal, Guilherme Reis, destacou a importância da diversidade cultural para a capital federal. “Brasília, como Capital Federal construída por mãos de todo o país, representa e materializa toda a riqueza da diversidade cultural brasileira, com suas múltiplas expressões na música, na dança e no teatro”, disse Reis.

Em mensagem pelo Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento 2015, a Diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, destacou que essa é uma ocasião “para liberar o potencial criativo das nossas diferentes línguas e tradições – e para que as diferenças nos enriqueçam e fortaleçam, ao invés de nos dividir”. Ela lembrou que a busca pela paz - objetivo perseguido pela UNESCO há 70 anos - requer o fortalecimento recíproco das culturas e dos povos, de modo a melhorar o entendimento mútuo: “a diversidade cultural é o nosso patrimônio comum e a maior oportunidade diante da humanidade (...), em um mundo tão diverso, a destruição de culturas é um crime, e a uniformidade é um impasse: nosso objetivo é valorizar, em um único movimento, a diversidade que nos enriquece e os direitos humanos que nos unem”.

A Convenção e o MinC
 
Em 20 de outubro de 2005, na 33ª Conferência Geral da UNESCO, foi aprovada a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. O documento visa principalmente orientar e legitimar os países na elaboração e implementação de políticas culturais próprias, necessárias à proteção e promoção da diversidade cultural.

O Brasil, com o então ministro Gilberto Gil à frente do Ministério da Cultura, teve papel fundamental na negociação e aprovação dessa Convenção. Desde então, a Convenção tem balizado todas as ações desenvolvidas e implantadas pelo MinC, tornando-se um importante marco legal sobre o tema.

Programação do Dia Mundial da Diversidade Cultural

10h às 21h- Feira da Diversidade
Expositores, artesãos e artistas exibem e comercializam seus produtos em uma feira multiétnica, que ficará aberta a toda a sociedade durante o dia.

14h às 16h - A Convenção: avanços e desafios
Ritual de Abertura - Álvaro Tukano
A importância da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais como instrumento político e institucional. Diálogo sobre os avanços alcançados, os desafios a enfrentar e as políticas nacionais.

Convidados: Gustavo Pacheco - Mediador (Diretor de Relações Internacionais do MinC), Marcos Souza (Diretor de Direitos Intelectuais do MinC), Vera Cíntia Alvarez (Coordenação Geral de Intercâmbio e Cooperação Esportiva do Ministério das Relações Exteriores), José Márcio Barros (Professor da PUC Minas/UEMG e Coordenador do Observatório da Diversidade Cultural), Giselle Dupin (Assessora para Assuntos Internacionais do MinC), Álvaro Tukano (Diretor do Memorial dos Povos Indígenas) e Chico Simões (Mamulengueiro, educador comunitário- Coordenador do espaço de convivência cultural Invenção Brasileira- DF).

Participação especial: Dupla de repente

16h às 16h30 -  Coffee Break Cultural
Apresentação: Roda de Capoeira com o Grupo Semente do Jongo de Angola- DF

16h30 às 18h30 - Educação para a Diversidade
A intolerância religiosa e cultural nos espaços institucionais de ensino, o estado laico, a inserção da diversidade cultural nos programas políticos e educacionais das escolas e universidades e a integração e interação da comunidade a partir da cultura.

Convidados: Juana Nunes Pereira - Mediadora (Secretária de Economia Criativa do MinC), José Jorge de Carvalho (Coordenador do Projeto Encontro de Saberes - UNB) , Benki Ashaninka (Mestre no Projeto Encontro de Saberes - UNB) , Daniel Costa ( Mestrando em Artes pela UNB e membro do Comitê Técnico de Cultura LGBT) e Dhara Cristiane de Souza Rodrigues (Chefe do Núcleo de Atendimento à Diversidade de Gênero e Sexualidade- Secretaria de Educação do GDF)

18h - Apresentação Cultural: Dança com a Comunidade Cigana de Sobradinho

19h às 21h: Solenidade de encerramento
Cerimônia com ministros convidados, secretários, gestores estaduais e municipais de cultura, parlamentares, representantes da sociedade civil e representantes das mais diversas redes sociais e expressões artísticas e culturais do Brasil para comemoração de 10 anos da Convenção de Proteção e Promoção à Diversidade Cultural.

Convidados: Juca Ferreira (Ministro da Cultura), Rodrigo Rollemberg (Governador do DF - a confirmar), Ivana Bentes (Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural), Guilherme Reis (Secretário de Cultura do DF), Marlova Noleto (Representante Adjunta da UNESCO no Brasil), Álvaro Tukano (Diretor do Memorial dos Povos Indígenas) e Mãe Railda de Oxum (Representante de Povos de Matrizes Africanas e de Terreiros- DF).

Ritual de Encerramento: Álvaro Tukano

Serviço

Dia Mundial da Diversidade Cultural
Memorial dos Povos Indígenas - Eixo Monumental Oeste, Brasília, DF
21/05/2015, das 10h às 22h

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Ministério da Cultura
(61) 2024-2492
imprensa(at)cultura.gov.br

UNESCO no Brasil
Ana Lúcia Guimarães
(61) 2106 3536, (61) 9966 3287
a.guimaraes(at)unesco.org

Demétrio Weber
(61) 2106 3538
d.weber(at)unesco.org

Secretaria de Cultura/GDF
Joceline Gomes
(61) 8132-4082 / (61) 3325-6267
joceline.diversidadecultural(at)gmail.com

Mais informações




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página