<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 21:32:31 Aug 28, 2016, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

A UNESCO e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Chefes de Estado, líderes governamentais e representantes de alto nível da ONU e da sociedade civil se reuniram em setembro de 2015, na 70ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, e adotaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS representam uma agenda universal, ambiciosa e sustentável, uma agenda “das pessoas, feita pelas pessoas e para as pessoas”, construída com o envolvimento ativo da UNESCO.

A UNESCO irá contribuir para a implementação dos ODS por meio de seu trabalho em:

EDUCAÇÃO

A UNESCO colaborou ativamente para delinear a Agenda de Educação 2030, englobada pelo ODS 4. A Declaração de Incheon, adotada no Fórum Mundial de Educação em maio de 2015, na Coreia do Sul, conferiu à UNESCO a responsabilidade de liderar e coordenar a Educação 2030 por meio de orientação e apoio técnico no âmbito da agenda global dos ODS.

CIÊNCIAS NATURAIS

A nova Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável representa um importante avanço no reconhecimento da contribuição da ciência, da tecnologia e da inovação (CTI) para o desenvolvimento sustentável.

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

O Programa de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO visa a consolidar princípios e valores universais, como solidariedade global, inclusão, não discriminação, equidade de gênero e responsabilização na implementação dos ODS.

CULTURA

Colocar a cultura no centro das políticas de desenvolvimento constitui um investimento essencial no futuro do mundo e uma pré-condição para processos de globalização bem-sucedidos que levem em consideração o princípio da diversidade cultural.

COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

A UNESCO defende o reconhecimento do papel vital que a liberdade de expressão e a liberdade de acesso à informação e ao conhecimento desempenham em sociedades sustentáveis.

Voltar ao topo da página