<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 21:25:48 Aug 28, 2016, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Ensino Médio no Brasil

© UNESCO/Nelson Muchagata
Ensino médio no Brasil

A proporção de jovens brasileiros que se encontra no ensino médio na idade própria é mais que o dobro da existente em 1995, mostrando expressivo avanço no acesso à educação secundária.

Desde 1997, as ações voltadas à implementação da reforma do ensino médio no país. Nesse processo, apóia o desenvolvimento de políticas públicas que possam de fato contribuir para a melhoria do sistema educacional de ensino médio, por meio de pesquisas, publicações, promoção de debates e acordos de cooperação técnica.

A UNESCO tem procurado sensibilizar o governo brasileiro sobre a necessidade de diversificar estruturas e expandir a oferta do Ensino Médio, inclusive por meio de:

  • uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs)
  • valorização da profissão docente 
  • formação de profissionais de educação competentes e atualizados
  • inclusão de temas transversais no currículo escolar com ênfase nos valores éticos e cívicos, como os princípios e conceitos dos direitos humanos, ética, filosofia e sustentabilidade.
  • o desenvolvimento de mecanismos permanentes de participação dos alunos e da comunidade escolar na discussão do processo de avaliação da escola, do trabalho pedagógico e de seus resultados

Estes enfoques indicam que o mais importante é ter uma educação básica de boa qualidade, que permita um processo de aprendizagem permanente, ao longo de toda a vida.

Voltar ao topo da página