<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 21:31:18 Aug 28, 2016, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

O papel da cultura no desenvolvimento sustentável

© UNESCO\Dom João
Fotógrafo em uma feira popular no Brasil.

É imperativo integrar sistematicamente as especificidades culturais na concepção, na medida e na prática do desenvolvimento, já que isso garante o envolvimento de populações locais e o resultado satisfatório dos esforços para se atingir o desenvolvimento.

O turismo sustentável, as indústrias culturais e criativas, bem como a revitalização urbana baseada em seu patrimônio são poderosos subsetores econômicos que geram empregos verdes, estimulam o desenvolvimento local e incentivam a criatividade. 

Os sistemas de conhecimentos autóctones e indígenas, bem como as práticas de gerenciamento ambiental, proveem valiosos critérios e ferramentas para enfrentar desafios ecológicos, prevenir perdas de biodiversidade, reduzir a degradação de terras e mitigar os efeitos da mudança climática.

Na transição para as sociedades verdes, o diálogo e a tolerância serão pontos-chave para o entendimento mútuo e para a construção de alianças entre nações e países, levando à cultura de paz, a qual é um pré-requisito para o desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, devemos aproveitar ao máximo a diversidade cultural do mundo, já que ela promove o desenvolvimento e a coesão social.

Apesar de haver muito a ser feito para integrar completamente a cultura nas políticas internacionais de desenvolvimento, a Rio+20 foi um passo importante na inclusão do papel da cultura. Agora, é preciso progredir nessa questão para garantir a habilidade do setor cultural de apoiar o desenvolvimento sustentável, verdadeiramente e com a ajuda de todos; e para que a cultura torne-se uma das chaves para o marco de desenvolvimento após 2015. 

Links relacionados (em inglês):

Voltar ao topo da página