<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 11:28:44 Sep 11, 2016, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Monitoramento da Agenda Educação 2030

© UNESCO

Com a chegada de 2015, data limite para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas, a comunidade internacional está discutindo a importância da educação na agenda internacional pós-2015.

Ministros de Educação, com apoio da UNESCO, já se comprometeram com um último “grande esforço” para alcançar os objetivos da Educação para Todos (EPT). Além disso, a Iniciativa Mundial Educação em Primeiro Lugar, liderada pelo secretário-geral das Nações Unidas, tem mobilizado líderes mundiais com relação ao papel central da educação na agenda pós-2015.

A contribuição da UNESCO para o debate

A UNESCO está ajudando ativamente na estruturação da agenda de educação pós-2015. A Organização convidou especialistas para revisar dois relatórios que são marcos na educação – o relatório Delors ("Educação: um tesouro a descobrir", 1996) e o relatório Faure ("Aprender a ser", 1972) – e considera a relevância desses documentos no contexto atual.

A UNESCO também está apoiando o desenvolvimento das avaliações nacionais de EPT, que trazem um balanço dos progressos desde 2000 e apresentam reflexões sobre as necessidades e os desafios futuros. Junto com o Relatório Mundial de Monitoramento de EPT, essas avaliações serão compartilhadas no Fórum Mundial de Educação, que acontecerá na Coreia do Sul, entre os dias 19 e 22 de maio de 2015, e serão levadas em consideração na definição da nova agenda global de educação.

A Organização também é coorganizadora de várias consultas regionais e mundiais sobre educação no período de preparação para a agenda pós-2015. Exemplo disso é a Post-2015 Global Thematic Consultation on Education, organizada pela UNESCO e pelo UNICEF.

A visão da UNESCO sobre a educação após 2015

A UNESCO apresentou sua visão a respeito da agenda de educação pós-2015 para 190 Estados-membros presentes na 37ª sessão da Conferência Geral da Organização.

Representantes nacionais se reuniram na Sede da UNESCO para essa conferência e discutiram sobre o futuro da educação – seu conteúdo, seu escopo e sua articulação com a agenda de desenvolvimento pós-2015. Como uma das principais conclusões dessa troca de ideias, os representantes se comprometeram a promover um único e primordial objetivo sobre a educação na agenda futura de desenvolvimento, com base nos princípios de acesso, equidade e qualidade na perspectiva de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Agenda Educação 2030

A UNESCO participou ativamente no marco de ação da agenda Educação 2030, que está incluída no ODS 4. A Declaração de Incheon, aprovada no Fórum Mundial de Educação, ocorrido na Coreia em maio de 2015, confiou à UNESCO a liderança e coordenação da Educação 2030 por meio de orientação e apoio técnica no âmbito da agenda global ODS.

Após 2015 até 2030, a UNESCO também está monitorando os avanços na educação de forma mais ampla por meio de pesquisa e promovendo debates internacionais. 

 

 

Voltar ao topo da página