<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 09:05:37 May 04, 2017, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
26.04.2017 - UNESCO Office in Brasilia

Uma mensagem para o Dia Internacional do Jazz

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional do Jazz, 30 de abril de 2017

Na ocasião do sexto Dia Internacional do Jazz, a UNESCO celebra todos os músicos, poetas, pintores, escritores, historiadores, acadêmicos e entusiastas do jazz em todo o mundo, que prestam homenagem ao jaz, à sua capacidade de unir as pessoas e às suas contribuições para a paz. 

Como disse a grande Nina Simone: “Jazz não é apenas música – é um modo de viver, um modo de ser, um modo de pensar”. O jazz está em todos os lugares, ao nosso redor, e nos inspira a melhorar a nós mesmos por meio da música e na vida. 

Hoje, nós celebramos a forma de arte internacional que é o jazz e o seu poder de promover o diálogo entre culturas, de aproveitar ao máximo a diversidade, de aprofundar o respeito pelos direitos humanos e todas as formas de expressão.

A história do jazz está escrita na busca pela dignidade humana, pela democracia e pelos direitos civis. Seus ritmos e sua variedade deram força à luta contra todas as formas de discriminação e racismo – essa é a mensagem que devemos levar a todo o mundo no dia de hoje. 

Havana é a Cidade Anfitriã Mundial do Dia Internacional do Jazz deste ano, o que reflete os laços profundos que a cidade tem com o jazz.  

Cidade natal de renomados líderes de bandas, Mario Bauzá e Frank “Machito” Grillo, a florescente cultura musical de Havana e, de forma mais ampla, de Cuba, faz surgir o movimento de jazz afro-cubano, inspirado por uma grande mistura de culturas e povos de toda a região. O jazz cubano é uma lição sobre diversidade criativa que repercute no coração da UNESCO. 

Pela primeira vez, o Dia Internacional do Jazz será o foco de uma celebração em Havana, que irá durar uma semana e terá oficinas, aulas-mestras, exibições de filmes, performances e concertos por toda a cidade. O All-Star Global Concert será uma oportunidade única mostrar os maiores talentos musicais de Cuba, da América Latina e de todo o mundo, incluindo o lendário pianista, compositor de jazz e embaixador da Boa Vontade da UNESCO para o Diálogo Intercultural, Herbie Hancock, e o jazzista cubano Chucho Valdés. 

Mais uma vez, a UNESCO se orgulha da associação com o Thelonious Monk Institute of Jazz e com o Instituto Cubano de Música, para levantar a bandeira para o jazz, a criatividade, a diversidade e a união. O foco deste ano em Cuba é testemunho do poder que o jazz tem de construir pontes e reunir mulheres e homens em torno de aspirações e valores compartilhados.  

 

 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página