<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 09:06:27 May 04, 2017, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
25.04.2017 - UNESCO Office in Brasilia

Instituto-E e Casa da Cultura Laura Alvim promovem ciclo de debate sobre Ipanema

A Casa de Cultura Laura Alvim recebe, a partir do dia 27/04/2017, o evento “Re-ver Ipanema”, uma série de debates semanais, com entrada franca. Com apoio da TV Globo e em cooperação com a UNESCO Brasil, as conversas são parte da programação da exposição “Ipanema por Oskar Metsavaht”.

A abertura do evento será feita por Oskar Metsavaht, Embaixador da Boa Vontade da UNESCO e fundador do Instituto-E; André Dias, diretor de Projetos Especiais da TV Globo; e Renata Monteiro, da Casa de Cultura Laura Alvim. O debate inaugural terá como tema “Ipanema, suas histórias e legados” e terá a participação do escritor e jornalista Ruy Castro; Sidney Silva, do Museu da Favela e Deise Carvalho, da Associação dos Moradores do Cantagalo e do escritor e jornalista Carlos Leonam. A mediação é do diretor e roteirista Rafael Dragaud. 

Na semana seguinte, dia 02/05, o tema será “Ipanema, modos de ser, modos de estar”, sobre os costumes e hábitos dos moradores e frequentadores do bairro. Além de Oskar Metsavaht e Renata Monteiro, também participam do debate, que tem a jornalista Mariana Gross como mediadora, Luiz Guilherme Aguiar, do Arpoador Surf Club, e Cassia Oliveira, da ONG Harmonicanto. Já no dia 11/05, “Ipanema de encontros” fala sobre os movimentos sociais e artísticos que se entrelaçam a Ipanema. O artista plástico Marcus Wagner, o produtor cultural Key Tetra, Manuel Thedim, do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, e o estilista e militante de direitos civis e humanos Carlos Tufvesson fazem parte da mesa, com mediação do jornalista e escritor Zuenir Ventura.

O Instituto-E também vai promover oficinas de criatividade para alunos da rede municipal. Durante as aulas, eles irão aprender etapas do processo de fotografia, como a construção da câmera escura e atividades com Pinhole (câmera artesanal). As fotos dos alunos serão exibidas em um painel na área externa da Casa, que também abriga a exposição inédita “Ipanema por Oskar Metsavaht”, que reúne fotos, videoinstalação e esculturas que imprimem o olhar do artista sobre o bairro. (Fonte: Instituto-E)

 

RE-VER IPANEMA

Ciclo de Debates

Casa de Cultura Laura Alvim - Av. Vieira Souto 176, Ipanema

Datas: 27/04, 02/05 e 11/05/2017

Horário: 19h

Entrada franca

Vagas Limitadas. 

Inscrições: inscricao@institutoe.org.br 

 

  • Ipanema, suas histórias e legados 

 

27/04/2017 – quinta-feira

19h

Abertura:

André Dias – TV Globo

Renata Monteiro – Casa de Cultura Laura Alvim

Oskar Metsavaht – Instituto-E/OM.art

Mesa:

Carlos Leonam – jornalista e escritor

Deise Carvalho – Associação dos Moradores do Cantagalo

Ruy Castro – jornalista e escritor

Sidney Silva – Museu de Favela

Mediador - Rafael Dragaud - diretor e roteirista 

 

  • Ipanema, modos de ser, modos de estar 

 

02/05/2017 – terça-feira

Mesa:

Cassia Oliveira – ONG Harmonicanto 

Luiz Guilherme Aguiar - Arpoador Surf Club 

Oskar Metsavaht - Instituto-E

Renata Monteiro - Casa de Cultura Laura Alvim

Mediadora – Mariana Gross – jornalista e apresentadora 

 

  • Ipanema de encontros 

11/05/2017 – quinta-feira

19h

Mesa:

Carlos Tufvesson – estilista e militante de direitos civis e humanos

Key Tetra – produtor cultural do Cantagalo

Manoel Thedim - Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS)  

Marcus Wagner - Coletivo Alalaô

Mediador – Zuenir Ventura – jornalista e escritor

 

Sobre o Instituto-E

O instituto é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – que acredita que compartilhar informações é o primeiro passo para promover o desenvolvimento humano sustentável. A partir dessa concepção e do desejo de inovar, recorre a uma linguagem alternativa e multimídia para canalizar a energia da sociedade e direcioná-la para a defesa da nossa biodiversidade, do direito à informação e à educação e do patrimônio histórico e cultural do Brasil. O Instituto-E visa cumprir sua missão por meio da criação e gestão de uma rede que potencialize sinergias entre diferentes iniciativas e agentes da sociedade. O Instituto surgiu a partir do e-brigade, um movimento de ativismo ambiental que transforma conceitos em atitudes. Sua atuação se concentra nas áreas que compõem o ideário dos seis “e”s: earth, environment, energy, education, empowerment e economics.

 

Informações para a imprensa: 

Palavra Online: (+55 21)3204-3124

Roberta Profice, roberta(at)palavraonline.com

Joanna Saldanha, joanna(at)palavraonline.com




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página