<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 09:01:54 May 04, 2017, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos

© UNESCO

O Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (World Water Development Report – WWDR), publicado anualmente com foco em diversas questões estratégicas sobre os recursos hídricos. É uma revisão abrangente que oferece um quadro geral do estado dos recursos de água potável no mundo, e visa a fornecer a tomadores de decisão as ferramentas sustentáveis a serem utilizadas para nossa água.

Por meio de uma série de avaliações, os Relatórios fornecem um mecanismo de monitoramento das mudanças nos recursos e na sua gestão, além de acompanhar o progresso rumo ao alcance de metas, sobretudo aquelas definidas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM, 2000-2015), e agora as definidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS, 2016-2030). Os Relatório também oferecem as melhores práticas, bem como análises teóricas profundas para ajudar a estimular ideias e ações para melhor administração do setor hídrico.

O desenvolvimento do WWDR, coordenado pelo WWAP, é um esforço conjunto das agências das Nações Unidas e outras entidades que compõem a ONU-Água, que trabalha em parceria com governos, organizações internacionais, organizações não governamentais e outras partes interessadas.

RELATÓRIO WWDR 2017

© UN-Water

A edição de 2017 do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (2017 UN World Water Development Report – WWDR 2017), intitulado “Águas residuais: o recurso inexplorado”, demonstra como a gestão melhorada das águas residuais gera benefícios sociais, ambientais e econômicos essenciais para o desenvolvimento sustentável. Particularmente, o Relatório busca informar aos tomadores de decisão, governos, sociedade civil e setor privado sobre a importância da gestão das águas residuais como uma fonte desvalorizada e sustentável de água, energia, nutrientes e outros subprodutos recuperáveis, em vez de algo a ser descartado ou um incômodo a ser ignorado.

O título do Relatório reflete o papel crucial que as águas residuais estão prontas a exercer no contexto da economia circular, onde o desenvolvimento econômico se equilibra com a proteção de recursos naturais e a sustentabilidade ambiental, e onde uma economia mais limpa e mais sustentável tem efeito positivo sobre a qualidade da água.  

A melhoria da gestão de águas residuais não é apenas fundamental para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável em termos de água potável e saneamento (ODS 6), mas também para outros objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O WWDR 2017 é publicado em inglês, francês e espanhol. Publicações de apoio estão disponíveis em inglês, francês, espanhol, árabe, chinês, russo, italiano, português, alemão e hindu.

Relatório 2017 - Águas residuais: o recurso inexplorado:

Links relacionados:

Voltar ao topo da página