<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 08:50:10 May 06, 2017, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
Como são financiados e de onde vêm os recursos investidos nos projetos de Cátedras?

Desde sua criação, o programa de Cátedras da UNESCO destina-se a atrair recursos extra-orçamentários. Ele é um empreendimento conjunto, em que a UNESCO participa com o papel de atrair o interesse e o investimento institucional de outras organizações e associações. De acordo com os princípios de uma verdadeira parceria e genuína solidariedade acadêmica, todos os participantes envolvidos tornam-se responsáveis pelo investimento e pela contribuição intelectual e material necessária à implementação do Programa.

Portanto, seu sucesso depende dos recursos investidos e do suporte oferecido por diferentes fontes:

  • Instituições de Educação Superior dos países desenvolvidos, associados aos projetos de Cátedras;
  • Instituições dos países em desenvolvimento, envolvidos no Programa;
  • Organizações governamentais e não-governamentais;
  • Organizações não-governamentais de Educação Superior;
  • Possíveis patrocinadores.

A participação da UNESCO no Programa consiste em uma contribuição tanto intelectual quanto financeira. Especificamente, a contribuição financeira da UNESCO destina-se, principalmente, a atender os seguintes tipos de encargos e despesas:

  • Investimento inicial, com objetivo de facilitar o contato entre as instituições envolvidas na elaboração do projeto de cooperação do Programa de Cátedras UNESCO;
  • Suporte para as atividades desenvolvidas pelo Programa de Cátedras, que podem beneficiar diretamente as instituições de Educação Superior dos países em desenvolvimento, bem como os países da Europa Central e Europa Oriental.

Também é possível que se use o programa de Cátedras na busca de estratégias para reduzir os altos custos da cooperação internacional na Educação Superior, através da parceria com as agências das Nações Unidas, com outras organizações governamentais e não-governamentais e, sobretudo, com as próprias instituições.

Isso significa que a UNESCO pode oferecer apenas, como ponto de partida, recursos financeiros iniciais, que viabilizam as atividades e podem, assim, atrair mais recursos de outras fontes para a realização das propostas do Programa.

Esse suporte financeiro é oferecido apenas inicialmente e uma única vez, não podendo ser utilizado para o pagamento de salário dos profissionais envolvidos no projeto de Cátedra. Idealmente, uma Cátedra UNESCO deveria ser autônoma em seu financiamento, desenvolvendo atividades capazes de atrair investimentos e recursos diferentes daqueles provenientes da UNESCO.

Voltar ao topo da página