<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 09:02:50 May 04, 2017, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Coalizão Latino-americana e Caribenha de Cidades contra o Racismo, a Discriminação e a Xenofobia

Em 2004, a UNESCO criou a Coalizão Internacional de Cidades Inclusivas e Sustentáveis (International Coalition of Inclusive and Sustainable Cities - ICCAR), para estabelecer uma rede de cidades interessadas em compartilhar experiências para promover e melhorar suas políticas públicas de combate ao racismo, a discriminação, a xenofobia e a exclusão. Nesse contexto, foram criadas coalizões regionais, a fim de adaptar os compromissos internacionais às particularidades de cada região.

Assim, em 2006, na cidade de Montevidéu, Uruguai, foi criada a Coalizão Latino-americana e Caribenha de Cidades, com a participação e o compromisso inicial de 40 cidades da região, que designaram Montevidéu como sua cidade líder.  

Esta coalizão regional busca representar e promover os interesses de seus membros perante os organismos internacionais com mandato nas áreas de direitos humanos e desenvolvimento. Busca também fortalecer a cooperação com organizações especializadas na luta contra o racismo e a discriminação, assim como sensibilizar a opinião pública latino-americana e caribenha a respeito dos valores que promove. 

Coalizão Latino-americana e Caribenha de Cidades também é responsável pela implementação do Plano de Ação de Dez Pontos, aprovado em 25 de outubro de 2006, para otimizar as estratégias e os recursos relacionados a seus compromissos.

Como aderir

As cidades da América Latina e do Caribe que desejarem aderir à Coalizão devem manifestar seu interesse por e-mail, para info(at)coalicionlac.org ou para presidencia.coalicion(at)imm.gub.uy, e preencher o formulário de adesão.

Coalizões no mundo (links externos para seus sites oficiais)

Encontro "Cidades Inclusivas":

 

 

Voltar ao topo da página