<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 01:20:43 Jul 04, 2018, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Building peace in the minds of men and women

Desafios 2030: uma agenda para todos

Por quase 70 anos, O Correio da UNESCO tem funcionado como uma plataforma para debates internacionais sobre questões que dizem respeito a todo o planeta. Esta primeira edição de 2017, que marca a volta de O Correio após uma pausa de cinco anos, não foge à regra: especialistas, figuras públicas, artistas e jornalistas de todo o mundo se reuniram para discutir questões atuais.

Mudança climática e energia sustentável, o turuto das cidades e as Cidades Inteligentes, o acesso à água e a situação das águas subterrâneas, políticas educacionais e a importância que elas dão às meninas, novas tecnologias e seu papel no estabelecimento de instituições democráticas eficientes, alianças e parcerias que devem ser construídas para se avançar rumo a um mundo melhor — estes são alguns dos assuntos que constituem o dossiê principal, Grande angular, desta edição dedicada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A UNESCO está intimamente associada ao desenvolvimento e à implementação desse roteiro internacional que visa a alcançar os 17 objetivos estabelecidos pela ONU, e está convencida de que a cultura, embora oficialmente ausente dos ODS, encontra-se no coração das políticas de desenvolvimento sustentável.

Elyx, o jovem personagem virtual criado por Yacine Ait Kaci (YAK) e designado embaixador virtual da ONU, ajuda O Correio em sua missão de tornar palpáveis as diferentes realidades ao redor do mundo, ilustra vários ODS e destaca os atores que participam da realização dessa agenda para todos. Esses atores incluem a comunidade internacional, os Estados, a sociedade civil, as comunidades e autoridades locais, o setor privado, assim como as parcerias que tais atores estabeleceram entre si.
 
A seção Ideias, que é dedicada a outra questão urgente — a percepção atual do Islã — sugere que se considere uma reinterpretação do Alcorão e da charia. Esta edição de O Correio também apresenta um texto de referência sobre os diferentes aspectos da cultura istâmica. Lançado em 1977, na sequência de um trabalho monumental produzido pelas Edições UNESCO sobre histórias gerais e regionais, esse trabalho abrangente foi concluído em novembro de 2016, com a publicação de dois volumes, que constituem uma importante contribuição para o atual debate sobre o Islã.
 
Na seção Assuntos atuais do trimestre de abril a junho de 2017, O Correio irá celebrar o lançamento do programa Capital Mundial do Livro (World Book Capital), em Conacri, no dia 23 de abril e o Dia Internacional do Jazz, com o pianista cubano Chucho Valdés, no dia 30 de abril, em Havana. O Correio também irá participar da celebração de vários outros dias internacionais, como o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, 3 de maio, o Dia Mundial dos Oceanos, em 8 de junho, e o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Sexual em Conflitos, em 19 de junho.
 
Esta edição de O Correio também convida você a conhecer melhor o Nosso Convidado, Alphadi, o “Mago do Deserto”. Finalmente, junte-se a nós e mergulhe no mundo peculiar e totalmente desconhecido das haenyeo, da Ilha de Jeju, as mergulhadoras da República da Coreia. Descubra, por meio das deslumbrantes imagens da seção Zoom, o destino excepcional dessas mulheres extraordinárias.

Jasmina Šopova, diretora editorial

 

Abril - Junho 2017