<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 07:04:16 Jan 09, 2020, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
16.11.2017 - UNESCO Office in Brasilia

Mensagem da UNESCO para o Dia Internacional da Tolerância

Mensagem de Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Tolerância, 16 de novembro de 2017

“A tolerância é o respeito, a aceitação e a apreço da riqueza e da diversidade das culturas de nosso mundo, de nossos modos de expressão e de nossas maneiras de exprimir nossa qualidade de seres humanos”.

Essa citação vem da Declaração de Princípios sobre a Tolerância da UNESCO, aprovada em 1995. Em um novo século, em uma nova época, essa visão nunca foi tão essencial.

Em todo o mundo, as sociedades estão passando por transformações profundas, bem como o processo de globalização está se acelerando. Isso oferece amplas oportunidades para o diálogo e o intercâmbio. Por outro lado, isso também faz surgirem novos desafios, tornados mais graves pela desigualdade e pela pobreza, pelos conflitos duradouros e pelos deslocamentos das populações. Nós vemos hoje a ascensão de políticas de exclusão e de discursos de divisão. Vemos a diversidade sendo rejeitada como uma fonte de fraqueza. Vemos mitos de culturas de sabedorias “puras” sendo glorificados, alimentados pela ignorância e às vezes pelo ódio. Vemos pessoas sendo reprimidas e transformadas em bodes expiatórios. Vemos ataques terroristas bárbaros planejados para enfraquecer o tecido da convivência pacífica.

Nesse contexto, a tolerância deve ser mais do que a indiferença e a aceitação passiva dos outros. A tolerância deve ser vista como um ato de libertação, por meio do qual as diferenças dos outros são aceitas como se fossem nossas. Isso significa respeitar a grande diversidade da humanidade, com fundamento nos direitos humanos. Significa estender as mãos para os outros por meio de novas pontes de diálogo. Significa colocar-se contra todas as formas de racismo, ódio e discriminação, porque a discriminação contra um é a discriminação contra todos.

Todas as culturas são diferentes, mas a humanidade é uma comunidade única, que compartilha valores, um passado e um futuro. Todas as pessoas são diferentes, e isso é uma força para todas as sociedades, para a criatividade e a inovação. Existem 7 bilhões de formas de “ser humano”, mas nós estamos juntos como membros da mesma família, todos diferentes, mas igualmente buscando respeito aos direitos e à dignidade.

A tolerância é uma luta pela paz. Isso pede novas políticas que respeitem a diversidade e o pluralismo com fundamento nos direitos humanos. Acima de tudo, isso pede que cada um de nós, mulheres e homens em todo o mundo, aja com vistas à tolerância em sua própria vida, buscando compreender os outros e rejeitando todas as formas de racismo e ódio, incluindo o antissemitismo.

O papel da UNESCO nas Nações Unidas consiste em aprofundar os vínculos de uma humanidade única, por meio da compreensão, do diálogo e do conhecimento. É por isso que nós defendemos a diversidade cultural e o patrimônio da humanidade da pilhagem e de ataques. É por isso que procuramos prevenir o extremismo violento por meio da educação, da liberdade de expressão e da alfabetização midiática, para empoderar mulheres e homens jovens. É por isso que trabalhamos para fortalecer o diálogo entre culturas e religiões, liderando a Década Internacional de Aproximação das Culturas. Esse é o espírito do Prêmio UNESCO-Madanjeet Singh de Promoção da Tolerância e da Não Violência. Isso está no cerne da colaboração da UNESCO com o Musée de l’Homme (França) por meio da exposição itinerante Us and Them: from Prejudice to Racism (Nós e Eles: do Preconceito ao Racismo). É por isso que a Coalizão Internacional de Cidades Inclusivas e Sustentáveis da UNESCO trabalha para combater o racismo, a discriminação, a xenofobia e a exclusão.

A tolerância é um ato de humanidade, que cada um de nós deve alimentar e realizar todos os dias em nossas próprias vidas, para nos alegrarmos com a diversidade que nos torna fortes e com os valores que nos unem. Essa é a mensagem da UNESCO. 

 

 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página