<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 15:52:29 Jan 09, 2020, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
22.05.2018 - UNESCO Office in Brasilia

Especialistas debatem desigualdade de aprendizado e infraestrutura na Educação Básica

Evento conta com a apresentação e debate de duas pesquisas sobre os temas e é realizado pela Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Seminário Desigualdade de Aprendizado e Infraestrutura na Educação Básica: Evidências a partir do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) acontece no dia 23/05/2018, das 14h30 às 17h, no Auditório Inep, em Brasília. Na ocasião, serão apresentados o estudo “Desigualdade de aprendizado entre alunos das escolas públicas brasileiras: evidências da Prova Brasil (2007 a 2013)” e os resultados preliminares e inéditos da pesquisa “Qualidade da infraestrutura escolar das escolas públicas da educação básica – ensino fundamental”. 

Após as apresentações, cerca de 150 professores e especialistas das secretarias estaduais de educação, das seccionais estaduais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Inep discutem os dados. 

O estudo “Qualidade da infraestrutura escolar das escolas públicas da educação básica – ensino fundamental” é uma cooperação entre a UNESCO no Brasil e a Universidade Federal de Minas Geral (UFMG). Ainda em fase de construção com previsão de lançamento para setembro deste ano, os resultados preliminares serão apresentados no evento com vistas a obter também o olhar dos especialistas sobre a questão. 

A publicação Desigualdade de aprendizado entre alunos das escolas públicas brasileiras: evidências da prova Brasil (2007 a 2013) faz parte da série Debates Educação da UNESCO, que já conta com cinco publicações. O trabalho apresenta os resultados de pesquisa que buscou analisar o fenômeno da exclusão intraescolar em escolas públicas brasileiras, ou seja, avalia situações nas quais o aluno, mesmo matriculado em uma escola, não aprende as competências de leitura e matemática de maneira compatível com a etapa de ensino cursada. Essa questão pode refletir um problema social, sobretudo quando está associado a determinados grupos de alunos que apresentam certas características sociodemográficas, relacionadas a região onde moram, origem socioeconômica, gênero e cor da pele, por exemplo. 

Desde a década de 1990, o Inep realiza periodicamente o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que permite avaliar a qualidade da educação ofertada no país, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais baseadas em evidências.

Os estudos apresentados partem dos dados fornecidos pelo Saeb e discutem a questão sobre os excluídos do sistema educacional, o que é fundamental para que secretários, docentes e todos os envolvidos com a educação se engajem no processo de implementação dos marcos legais educacionais, nacionais e internacionais, como o Plano Nacional de Educação e a Agenda Educação 2030, respectivamente. Ambos têm o objetivo de garantir o direito à educação de qualidade para todos.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página