<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 08:49:16 Jul 05, 2018, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Igualdade de gênero

©CC-BY-SA-2.0/gbaku

A UNESCO considera a igualdade de gênero um direito humano fundamental, um elemento essencial na construção da justiça social e uma necessidade econômica.

É um fator essencial para se alcançar todos os Objetivos de Desenvolvimento acordados internacionalmente, bem como um objetivo em si mesmo.

As mulheres são mais de dois terços dos 796 milhões de adultos em todo o mundo que não têm as habilidades básicas de alfabetização. As mulheres representam menos de 30% dos pesquisadores do mundo. Além disso, as mulheres jornalistas estão mais sujeitas a ataques, ameaças e violências físicas, verbais ou digitais do que os homens da mesma profissão.

A UNESCO acredita que todas as formas de discriminação baseada em gênero são violações dos direitos humanos, bem como uma barreira significativa para o alcance da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre os 17 ODS, está o ODS 5, que visa a “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.

Nossa mensagem é clara: as mulheres e os homens devem aproveitar as oportunidades, as escolhas, as capacidades, os poderes e os conhecimentos de forma igualitária, como cidadãos iguais. Formar meninas, meninos, mulheres e homens com os conhecimentos, os valores, as atitudes e as habilidades para combater as disparidades de gênero é uma pré-condição para construir um futuro sustentável para todos.

A UNESCO contribui de modo original e holístico para criar um ambiente favorável à igualdade de gênero, por meio de ações coordenadas em suas cinco áreas de mandato:

  • Em Educação, a UNESCO trata as disparidades de gênero e promove a igualdade por todo o sistema educacional, participando da educação (acesso), na educação (conteúdos, contextos e práticas, formas de prestação e avaliações) e por meio da educação (resultados de aprendizagem, oportunidades de vida e trabalho). 
  • Em Ciências Naturais, a UNESCO trabalha para fornecer modelos robustos de atuação para mulheres, desenvolve as capacidades das mulheres e apoia a criação e a disseminação de conhecimentos que contribuem para o avanço do desenvolvimento equitativo e sustentável. 
  • Em Ciências Humanas e Sociais, a UNESCO incentiva as ideias relativas à inclusão da igualdade de gênero nas políticas de inclusão e transformação sociais. Em suas atividades destinadas aos jovens, a Organização dá ênfase especial às necessidades, expectativas e aspirações das mulheres em condições desfavorecidas. Também desenvolve as capacidades de homens e meninos para se tornarem defensores convictos da igualdade de gênero.
  • Garantir que mulheres e homens desfrutem igualmente dos direitos ao acesso à cultura, bem como participem da e contribuam com a vida cultural, é um princípio norteador para o trabalho da UNESCO na área de Cultura. As convenções internacionais de Cultura promovem a inclusão de todos os membros das comunidades em sua implementação nos âmbitos internacional, nacional e local, ao encorajar mulheres e homens a se beneficiarem igualmente do patrimônio cultural e da criatividade. 
  • O mandato da UNESCO na área de Comunicação e Informação mostra iniciativas exclusivas para empoderar mulheres e meninas, como o desenvolvimento de indicadores sensíveis a gênero para a mídia (gender-sensitive indicators for media – GSIM) e a promoção de políticas em recursos educacionais abertos sensíveis a gênero.

A UNESCO tem trabalhado em todas as suas áreas de mandato para promover a igualdade de gênero e os direitos e o empoderamento da mulher. A igualdade de gênero tem sido uma das duas prioridades globais da UNESCO desde 2008. A prioridade global da igualdade de gênero da UNESCO é implementada por meio de ações baseadas em resultados tanto entre seu secretariado como entre seus Estados-membros e uma ampla gama de parceiros.

Ao identificar a igualdade de gênero como uma prioridade para a Organização, a UNESCO se compromete a realizar contribuições positivas e duradouras para o empoderamento das mulheres e para a igualdade de gênero em todo o mundo. 

Igualdade de gênero como prioridade global da UNESCO (em inglês)O que a UNESCO faz pela igualdade de gênero

Dia Internacional da Mulher

© UNESCO

O Dia Internacional da Mulher é uma celebração mundial dedicada a todas as mulheres de todos os lugares.

É um convite a todos para se unirem e refletirem sobre as lições aprendidas e também para impulsionar ainda mais a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as meninas e mulheres.

É um dia para se comemorar com alegria os atos extraordinários das mulheres e manter a força da união para promover a igualdade de gênero em todo o mundo. 

Em 2018, o tema das Nações Unidas para o Dia Internacional da Mulher  é “A hora é agora: ativistas rurais e urbanas transformando a vida das mulheres”, que ecoa o tema prioritário da 62ª sessão da Comissão das Nações Unidas sobre a Situação da Mulher (62nd session of the UN Commission on the Status of Women). 

As Nações Unidas prestará atenção nos direitos e no ativismo de mulheres rurais, que compreendem mais de um quarto da população mundial e a maioria dos 43% das mulheres no total da força de trabalho agrícola mundial. 

As mulheres rurais e suas organizações representam um enorme potencial e estão se mobilizando para reivindicar seus Direitos para melhorar seus meios de subsistência e bem-estar.

Voltar ao topo da página