<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 02:05:18 Jul 05, 2018, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
01.06.2018 - UNESCO Office in Brasilia

Resumo em português do relatório sobre ciência oceânica é lançado pela UNESCO no Brasil

No dia 05/06 é celebrado Dia Mundial do Meio Ambiente e, no dia 08/06, Dia Mundial dos Oceanos. Por ter esses dois dias de celebrações sobre o Meio Ambiente, a Semana que compreende as duas datas ficou popularmente conhecida como a Semana do Meio Ambiente. No Brasil ela foi oficialmente declarada por meio de decreto presidencial como Semana Nacional do Meio Ambiente.

A principal ação da UNESCO no Brasil para celebrar a Semana do Meio Ambiente, neste ano de 03 a 09/06, será o lançamento da versão em português do Resumo Executivo do Relatório Mundial sobre a Ciência Oceânica, que acontece em evento do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP). 

A Organização também coopera com evento para a limpeza da praia de Ipanema e Roda de Conversas sobre Atitudes Sustentáveis, promovidas pelo Instituto-E, e apresenta o Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2018: Soluções baseadas na Natureza, em eventos do Ministério do Meio Ambiente e da Federação de Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Durante toda a semana, a UNESCO no Brasil também fará posts relacionados ao tema em suas redes sociais.

O Relatório Mundial sobre a Ciência Oceânica foi originalmente lançado em inglês pelo Comitê Intergovernamental Oceanográfico da UNESCO no ano passado. A UNESCO no Brasil traduziu o Resumo Executivo do Relatório para o português e lança essa versão no Dia Mundial dos Oceanos (08/06/2018), às 14h, no Auditório do IEA-USP, no edifício da Reitoria da Universidade, em São Paulo, (SP), durante o XII Seminário de Manejo Integrado -  O Futuro dos Oceanos. O evento é promovido pela Revista Scientific American Brasil, pelo Instituto Oceanográfico da USP e o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. 

O Relatório avalia, pela primeira vez, a situação e as tendências das capacidades em ciências oceânicas ao redor do mundo. O objetivo é gerar conhecimento, auxiliar na proteção da saúde dos oceanos e empoderar a sociedade para apoiar a gestão sustentável dos Oceanos no marco da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Durante o mesmo Seminário também será lançado o Glossário de termos do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (específico sobre Oceanos), elaborado pelo Grupo Assessor do Sistema ONU no Brasil sobre a Agenda 2030.

Ainda em São Paulo, a UNESCO no Brasil participa de uma das celebrações da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, para a Semana. No dia 08/06/2018, às 10h30, a UNESCO no Brasil estará presente na “Mesa Temática ODS – Trocas de Experiências Para o Avanço Socioambiental”, que acontece na Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ). 

Também no âmbito das celebrações da Semana do Meio Ambiente, a UNESCO no Brasil apresenta, em duas ocasiões, o Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2018: Soluções baseadas na Natureza. No dia 07/06/2018, às 10h, a apresentação acontece no seminário O Brasil que cuida de suas águas: construindo as bases para o Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente, no auditório da Sede do Ibama, em Brasília. A outra apresentação será durante o evento Ação Ambiental 2018, realizado pela Firjan, no dia 12/06/2018, às 14h40, na sede da Federação, no Rio de Janeiro (RJ.

O Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2018 foi lançado mundialmente durante o Fórum Mundial da Água, em Brasília, em março deste ano, e alerta que reservatórios, canais de irrigação e estações de tratamento de água não são os únicos instrumentos disponíveis para a gestão hídrica. Ele defende que soluções encontradas na própria natureza podem colaborar com a melhoria da qualidade da água, do abastecimento e até mesmo desempenhar um importante papel para evitar desastres naturais.

No sábado (09/06/2018), o Instituto-E e a Green People realizam dois eventos, que contam com a cooperação da UNESCO no Brasil. O primeiro deles é o Clean Up Ipanema, um mutirão de limpeza na praia a partir das 08h30, em frente à Rua Teixeira de Melo, no Rio de Janeiro (RJ). Na sequência, às 10h30, acontece a Roda de Conversa sobre Atitudes Sustentáveis, na Casa de Cultura Laura Alvim. A Roda de Conversas é mediada por Nina Braga, diretora do Instituto-E, e conta com a participação de representantes das ONGs SOS Mata Atlântica, Fazendo Pedras Negras, Bota pra Girar, Orla Marítima, além do Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos (PNMPDI). 

Durante a semana, a UNESCO no Brasil também fará post em suas redes sociais relacionados ao Meio Ambiente e suas redes ou reconhecimentos, como a Rede Mundial de Reservas da Biosfera, os sítios do Patrimônio Natural e os Geoparques Mundiais da UNESCO.

 

 




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página