<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 08:49:53 Jul 05, 2018, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais

©UNESCO\Mila Petrilo

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais é uma celebração que visa a promover o prazer pelos livros e pela leitura. A cada ano, em 23 de abril, celebrações acontecem em todo o mundo para reconhecer o poder mágico dos livros, um elo entre o passado e o futuro, uma ponte entre gerações e que perpassa as culturas.

Nesta ocasião, a UNESCO e as organizações internacionais que representam os três principais setores da indústria do livro - editores, livrarias e bibliotecas -, selecionam uma cidade como a Capital Mundial do Livro para manter, por meio de suas próprias iniciativas, o ímpeto das comemorações do Dia até 23 de abril do ano seguinte.

O dia 23 de abril é uma data simbólica na literatura mundial. É a data em que vários autores proeminentes, como William Shakespeare, Miguel Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega morreram. Esta data foi uma escolha natural para a Conferência Geral da UNESCO, realizada em Paris em 1995, para prestar um tributo mundial a livros e autores nesta data, encorajando todos a terem contato com livros - a mais bela invenção para compartilhar ideias além das limitações humanas de espaço e tempo, bem como a força mais poderosas para a erradicação da pobreza e para a construção da paz. 

Ao promover livros e direitos autorais, a UNESCO apoia a criatividade, a diversidade e o acesso igualitário ao conhecimento, com o trabalho por todas as frentes - da rede de Cidades Criativas para a Literatura à promoção da alfabetização e da aprendizagem móvel e ao avanço do acesso livre ao conhecimento científico e aos recursos educacionais. Com o envolvimento ativo de todas as partes interessadas: autores, editores, professores, bibliotecários, instituições públicas e privadas, ONGs humanitárias e os meios de comunicação de massa, e todos aqueles que se sentem motivados a trabalhar juntos nesta celebração mundial de livros e autores, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais tornou-se uma plataforma para reunir milhões de pessoas em todo o mundo.

Todos os anos, um grande evento de comemoração acontece na sede da UNESCO. Livreiros, editoras e artistas são convidados para compartilhar sua paixão por livros e leitura por meio da realização de workshops práticos (tipografia, ilustração, encadernação, mangá, etc.) para os jovens. A UNESCO sinceramente convida você para participar dessa jornada conosco e a valorizar os livros como uma ferramenta valiosa para o compartilhamento do conhecimento, para a compreensão mútua e abertura para um mundo diversificado.

 

 

Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais 2018

No âmbito das celebrações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o tema do Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais de 2018 é "Ler é meu direito!".

Voltar ao topo da página