<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 19:16:11 May 04, 2017, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

América Acessível: Informação e Comunicação para Todos

O América Acessível: Informação e Comunicação para Todos é um simpósio regional sobre acessibilidade das TIC para Pessoas com Deficiência que será realizado de 12 a 14 de novembro de 2014 em São Paulo, Brasil.

O evento é  organizado pela União Internacional das Telecomunicações, UIT, pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) e pela Representação da UNESCO no Brasil, com o apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, que sediará o evento a ser realizado no Hotel Holiday Inn Park Anhembi.

O objetivo desta conferência é propor uma série de Recomendações para fomentar a acessibilidade das TIC na região das Américas, com metas factíveis de serem alcançadas no curto, médio e longo prazo. O evento abordará os desafios e oportunidades relacionados com a acessibilidade de telefones móveis e serviços, televisão e sites, acesso público e contratos públicos, bem como inovação na acessibilidade das TIC e na radiodifusão.

Experiências de sucesso no continente americano e no mundo demonstram que investir em tecnologias, em criatividade e em gestão voltados a esse público é benéfico para toda a sociedade. Tornar as TIC acessíveis possibilita às pessoas com deficiência exercerem sua cidadania e participarem ativamente da vida pública, melhorando índices de saúde, educação, desemprego e renda nos países. Aos governos, o alcance de seus serviços é ampliado e se torna possível promover o Direito à Comunicação e à Informação às pessoas com deficiência. Já a as empresas de comunicação e a indústria cultural podem contar com um grande público para o consumo de produtos da informação e do entretenimento.

A discussão sobre a aplicação dessas tecnologias nos contextos dos países americanos será de fundamental importância para o debate mundial, pois fornece insumos para a Conferência Internacional da Exclusão ao Empoderamento – O Papel das Tecnologias de Comunicação e Informação para as Pessoas com Deficiência, organizada pela UNESCO em Nova Déli, Índia, de 24 a 26 de novembro de 2014.

Voltar ao topo da página