<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 21:29:36 Jun 10, 2019, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Building peace in the minds of men and women

Assuntos Atuais

Livros abertos, mentes abertas

cou_02_19_sharjah_web.jpg

A Feira Internacional do Livro de Sharjah, em 2018

Em abril de 2019, a cidade de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos (EAU) tornou-se a Capital Mundial do Livro para o ano. Ela convida o público a embarcar na ponte do conhecimento a fim de descobrir a diversidade das culturas e dos povos do mundo.

Ghalia Khoja

“O livro é, em todas as circunstâncias, a melhor companhia”. Esta citação de Al-Mutanabbi, o ilustre poeta árabe do século X, tornou-se um adágio que os amantes da literatura, da poesia e do conhecimento em geral têm prazer em repetir – mesmo em nossa época em que as redes sociais e a mídia audiovisual têm ofuscado o papel dos livros de maneira considerável.

O livro continua a ser um meio privilegiado para a promoção dos valores da tolerância, da coexistência e da paz, para defender a liberdade de expressão e a luta contra o extremismo e o obscurantismo – todos os denominadores comuns dos eventos que começam em Sharjah em 23 de abril de 2019, Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, e continuará por 12 meses, como parte da designação de Capital Mundial do Livro de 2019.

Sharjah é a primeira cidade no Golfo Pérsico e a terceira cidade do mundo árabe a receber essa designação.

Foi em Sharjah que a primeira escola e a primeira biblioteca foram abertas nos EAU. E desde 1982, é nessa cidade  que se realiza a anual Feira Internacional do Livro de Sharjah, que estimula o público com seu slogan cativante: “Leia – você está em Sharjah!”. Agora a terceira maior feira de livros do mundo, recebeu 2,7 milhões de visitantes em 2018, e 1.874 expositores de 77 países. Ofereceu mais de 1,6 milhões de títulos e um programa de 1.800 eventos.

O emirado de Sharjah deu aos livros um lugar especial em sua política cultural, com projetos tais como “Uma biblioteca em cada casa”, bibliotecas móveis, prêmios nacionais, regionais e até internacionais, incluindo o Prêmio UNESCO-Sharjah de Cultura Árabe, o Prêmio Sharjah de Poesia Árabe, o Prêmio Sharjah de Tradução e o Prêmio Sharjah para um Livro dos Emirados.

O Emirado também se orgulha da Sharjah Publishing City (SPC, Cidade Editorial de Sharjah, em tradução livre), que a descreve como a primeira zona livre do mundo dedicada exclusivamente à indústria editorial e gráfica mundial. Distribuída por mais de 19 mil metros quadrados, a instalação oferece serviços e infraestrutura de última geração para toda a cadeia de publicação de livros – desde a escrita e o design, até a impressão e a distribuição dos exemplares – para uma variedade de orçamentos.

Por sua vez, a Emirates Publishers Association (Associação de Editores dos Emirados, em tradução livre) ajuda a promover os livros e a leitura entre todos os setores da sociedade e diversas gerações de leitores. Isso tem rendido à organização sem fins lucrativos o reconhecimento de seus pares – sua presidente, Sheikha Bodour Bint Sultan Al Qasimi, foi eleita vice-presidente da International Publishers Association (Associação Internacional de Editores, em tradução livre) em 2018.

“O livro é o meio pelo qual todas as sociedades podem progredir, superar-se e dialogar. É uma ponte entre todos os países do mundo”, disse a Sheikha Bodour, ao assumir seu posto como presidente do escritório da Sharjah Capital Mundial do Livro de 2019.

Em parceria com 20 representantes dos setores público, privado e da sociedade civil, o secretariado está organizando uma série de eventos culturais e artísticos ao longo do ano, não apenas nos Emirados, mas também em outros países da região. O evento visa a contribuir para o desenvolvimento e o apoio editorial nos EAU e em todo o mundo árabe, e a proporcionar o acesso aos livros para todos, especialmente para as crianças e os adolescentes; apresentar autores promissores; aumentar o número de leitores de livros impressos e digitais, e incentivar sua tradução. Todos os gêneros de livros são representados – poesia, ficção, não ficção, publicações sociais e científicas, e até mesmo histórias em quadrinhos.

Ao final do evento, Sharjah passará o bastão à cidade de Kuala Lumpur, na Malásia, que já foi designada pela UNESCO como a Capital Mundial do Livro de 2020.

Com este artigo, O Correio da UNESCO participa da celebração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, em 23 de abril.

Para mais informações sobre Sharjah, Capital Mundial do Livro de 2019 (em inglês)

Ghalia Khoja

Escritora e crítica literária, a síria Ghalia Khoja é autora de 25 livros, incluindo coleções de poesias, romances e ensaios. Jornalista do periódico árabe Al-Ittihad, ela reside nos Emirados Árabes Unidos desde 2004.