<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 21:32:35 Jun 10, 2019, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Building peace in the minds of men and women

Grande Angular

Reviver o espírito de Mossul

cou_02_19_mossul_01_web.jpg

O violoncelista iraquiano Karim Wasfi se apresenta com uma orquestra na Cidade Antiga de Mossul, devastada pela guerra, em 10 de novembro de 2018.

Em fevereiro de 2018, a UNESCO lançou a iniciativa “Reviver o Espírito de Mossul” na Conferência Internacional para a Reconstrução do Iraque no Kuait. Reuniu a comunidade internacional sob sua égide para participar da reconstrução dessa cidade, que foi dizimada pela guerra, pilhagem e destruição. Essa reconstrução deve fazer parte da história de Mossul – uma história plural, que se desenvolveu no cruzamento de culturas e religiões do Oriente Médio.

Mossul viu seu patrimônio ser saqueado, sua identidade ferida pelas mãos do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL). A destruição foi dirigida aos locais de adoração (mesquitas e igrejas), o santuário de Nabi Yunus e as estátuas Assyrian e Parthian, e os afrescos do Museu de Mossul. A biblioteca da cidade, com seus vários milhares de textos antigos, foi deliberadamente incendiada. Antiguidades foram traficadas.

A ocupação do EIIL devastou completamente o sistema educacional do Iraque, do pré-primário ao ensino superior. Quando temas como a história ou as artes foram substituídos com conteúdo destinados a incitar o ódio, a grande maioria das famílias decidiu tirar seus filhos da escola. Aqueles que permaneceram foram submetidos a doutrinação sistemática, principalmente por professores que eram forçados a transmitir a ideologia extremista do grupo.

Considerando essas observações, não é apenas o patrimônio cultural que precisa ser restaurado, mas também a dignidade e a memória. A UNESCO decidiu, então, mobilizar a comunidade internacional para propor uma iniciativa que combinasse o patrimônio, a cultura e a educação. Ela está sendo implantada em colaboração com o governo do Iraque e envolve múltiplos atores – países vizinhos, organizações internacionais e a União Europeia (UE). A iniciativa visa a dar uma nova perspectiva, um novo ímpeto, à Mossul.

Além da restauração de monumentos e da reabilitação do tecido urbano histórico de Mossul, um projeto para reconstruir casas na cidade antiga (Mossul e Basra), e para treinar profissionais do patrimônio cultural será implementado com o apoio da UE. Isto tem como base um enfoque participativo que se concentra no desenvolvimento de capacidades e na criação de empregos para promover a coesão social e a reconciliação da comunidade.

Sob mesma perspectiva, o inventário dos locais religiosos danificados pelo EIIL resultou em uma publicação que servirá como suporte para workshops de diálogo inter-religioso, permitindo a recriação de vínculos entre as comunidades. Um plano de emergência para a salvaguarda do patrimônio imaterial em perigo e a criação de “espaços culturais móveis” para pessoas deslocadas e comunidades anfitriãs está sendo preparado.

Ao mesmo tempo, o governo iraquiano solicitou que a UNESCO desenvolvesse uma estratégia nacional de educação para o período de 2020-2030, a fim de reconstruir as fundações de um sistema educacional que atenda às necessidades de sua população. Simultaneamente, projetos educacionais estão sendo implementados com o propósito de prevenir a ressurgência do extremismo e recriar as condições para a convivência.

Dois projetos terão como objetivo garantir que as escolas primárias na cidade antiga de Mossul sejam locais seguros onde os estudantes possam florescer, aprender e interagir com os outros com respeito, contribuindo assim para a tolerância e a convivência pacífica em longo prazo.

Esses projetos, apoiados pelo Japão e pela Holanda, têm como base uma abordagem holística que envolve crianças, mas também professores, comunidades, pais e a equipe educacional na prevenção do extremismo. A modernização do ensino superior também será uma ação fundamental na reconstrução do país e de seu sistema produtivo. Além de uma abordagem puramente econômica, é uma questão de permitir que instituições, como a biblioteca da Universidade de Mossul, voltem a se tornar os epicentros culturais e intelectuais que costumavam ser.

Esses diferentes projetos buscam os mesmos objetivos: proteger, reconstruir e educar. Porque a cultura e a educação são as únicas repostas em longo prazo para se combater a violência do extremismo e seu poder destrutivo. Essa abordagem está alinhada com a visão do governo do Iraque, uma vez que cabe às autoridades iraquianas conduzir essa iniciativa localmente, enquanto a UNESCO continua seu papel de coordenação.

Veja também 

Mosul Initiative

Stefania Giannini e Ernesto Ottone Ramirez

diretores-gerais adjuntos de Educação e de Cultura, UNESCO.