<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 21:47:52 Jun 10, 2019, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Building peace in the minds of men and women

Grande Angular

Os Tuawhenua explicam sua ligação com a terra

cou_01_19_maori_web.jpg

Um tronco de árvore esculpido pelos Maori.

Os Tuawhenua explicam sua ligação com a terra

A noção de tătai whakapapa é essencial para a visão de mundo dos Tuawhenua. Esses Maoris da Nova Zelândia acreditam que tudo o que existe em seu mundo é genealogicamente conectado – morcegos, lagartos, pássaros, insetos, árvores, plantas, montanhas, rios e lagos. Essa interligação confere força ao ecossistema. À medida que esses elementos se desgastam, o mesmo ocorre com a resiliência e com a integridade do meio ambiente e da tribo.

Para os Tuawhenua, é a whenua, ou a terra, que define quem você é e de onde você vem. A palavra também significa placenta. Em ambos os casos, whenua se refere aos seus primórdios e à sua conexão com a sua mãe – aquela que lhe deu a vida.

Quando as mulheres Tuawhenua dão à luz, onde quer que estejam no mundo, a placenta deve ser trazida de volta para casa e enterrada nas terras tribais. A mesma tradição se aplica ao pito, ou cordão umbilical – a ação de enterrá-lo em suas terras significa sua ligação permanente à Papatŗănuku, a Mãe Natureza. Ele conecta o indivíduo ao seu lugar no mundo.

Manter laços com a terra e seus recursos é essencial para os Tuawhenua, pois isso é percebido como uma expressão de seu mana, autoridade ou poder. Independentemente das dificuldades e derrotas, e do que quer que esteja acontecendo no mundo, os anciãos Tuawhenua reconhecem a necessidade de sempre defender o mana do indivíduo, da hapr ou subtribo, e da iwi, a tribo.

Os anciãos entenderam que era difícil para alguns manter os laços com a terra, com os cursos de água, os animais e os pássaros – mas todos estes eram vistos como parte do que significa ser um Tuawhenua.

TOs anciãos reconheceram que o mana era um dos princípios mais importantes para o seu povo. No entanto, ele foi reforçado pelo conceito de mauri, a força vital ou essência da vida. Quando os Tuawhenua se referem à pureza de sua cultura, isso reflete a mauri do meio ambiente. Para eles, a mauri da floresta nunca pode ser retirada. Enquanto os rios fluírem, enquanto uma única árvore ainda estiver de pé, a força vital não pode ser extinta – cada elemento do mundo tem um certo nível de mauri.

Fonte: Indigenous and Local Knowledge about Pollination, UNESCO, 2015.

Phil Lyver

O pesquisador Phil Lyver (Nova Zelândia) combinou as ciências ecológicas e o conhecimento indígena para interpretar as mudanças nas tendências demográficas e na abundância de populações de animais selvagens.

Kirituia Tumarae-Teka and James (Tahae) Doherty

Membros da comunidade Tuawhenua na Nova Zelândia, Kirituia Tumarae-Teka e James (Tahae) Doherty são detentores do conhecimento indígena sobre polinização e polinizadores associados à produção de alimentos.