<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 21:51:44 Jun 10, 2019, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Building peace in the minds of men and women

Grande Angular

Vozes dos povos indígenas

capture_new.jpg

© Neils Boel

Durante muitos anos, o jornalista e diretor cinematográfico dinamarquês Niels Boel trabalhou com povos indígenas, em especial na selva amazônica, nas terras altas dos Andes, nas terras baixas e nos vales da Bolívia e do Chile, na América Central e no Canadá.

Para este número de “O Correio”, ele concordou em produzir vídeos a partir de sete de seus filmes, em resposta aos pedidos de muitos de nossos leitores para enriquecer nossa revista com conteúdo audiovisual.

El derecho a ser consultado. La lucha de los pueblos indígenas hondureños (vídeo em espanhol)

O filme conta a história de Berta Cáceres, que foi assassinada em 2016 e, de forma mais ampla, a luta dos povos indígenas de Honduras, que resistem ao saque de suas terras por empresas privadas.

Cáceres era membro da comunidade lenca do norte de Honduras e líder do Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas de Honduras (COPINH). Sua luta foi contra a construção de uma represa hidráulica. Cáceres recebeu o Prêmio Ambiental Goldman em 2015. A investigação sobre sua morte levou à prisão do ex-diretor-executivo da empresa responsável pelo projeto da represa (2018, VF Film)

 

Quinua: el mejor alimento del mundo (vídeo em espanhol com legendas em inglês)

A quinoa tem sido cultivada por séculos pelos povos indígenas das terras altas da Bolívia. A quinoa, um grão orgânico, saudável e sem glúten conquistou o coração dos ocidentais. Alguns dos bolivianos mais pobres têm se beneficiado de sua crescente popularidade no mercado alimentício internacional. Uma vez que a propriedade das terras é coletiva e os agricultores são organizados em cooperativas, as próprias comunidades – e não apenas uns poucos indivíduos – são capazes de se beneficiar dessa explosão (2014, VF Film).

 

El lago rojo: un genocidio inadvertido en Guatemala (vídeo em espanhol)

Jesús Tecú é um dos sobreviventes dos cinco massacres que ocorreram em 1982, quando o governo militar da Guatemala decidiu construir uma usina hidrelétrica no Rio Negro, apesar da oposição que havia no local. O filme acompanha Tecú e a luta por justiça de outros Maias Achís, 30 anos após o horror (2013, VF Film).

 

Un sueño hecho realidad: una cooperativa de mujeres en Guatemala (video em espanhol)

Um grupo de mulheres Maias Kaqchikel da zona rural guatemalteca tem negada a sua afiliação a uma cooperativa de homens. Elas decidem então criar uma cooperativa própria. A história é contada por uma das fundadoras da cooperativa, uma mulher de 37 anos que vivenciou o machismo e a violência de gênero, mas que agora encontra esperança na luta que essas mulheres têm em comum (2013, VF Film).

 

Voces de Bolivia (video em espanhol)

Um retrato poético da vida cotidiana em uma área remota da Bolívia, contado por Mayda, uma menina de 9 anos de idade, originária da cidade de Azurduy. Uma vez por ano, a cidade ganha vida durante uma feira que dura uma semana – ela é invadida por caixeiros viajantes, adivinhos e camponeses indígenas, que chegam à cidade a partir das montanhas que a cercam. As imagens do filme prestam homenagem à majestosa calma da Cordilheira dos Andes. A obra obteve resenhas muito positivas na mídia dinamarquesa: 5 de 6 estrelas no jonral “Berlingske Tidende” (2005, VF Film).

 

No todo lo que brilla es oro – un relato sobre dos aldeas y una compañía petrolera en la Amazonía (vídeo em espanhol)

Uma companhia petrolífera multinacional deseja procurar petróleo no território indígena da selva amazônica do Equador. Isso gera atritos entre duas comunidades indígenas – uma das quais têm esperança de que a empresa trará empregos e crescimento para a região, enquanto a outra quer que a companhia fique longe para preservar o meio ambiente e o modo de vida tradicional. Amigos se separam, famílias se dividem e comunidades que eram boas vizinhas agora estão em conflito (2005, VF Film)

 

Píldoras, plantas, doctores y espíritus – un viaje a la Costa Atlántica de Nicaragua (vídeo em espanhol)

Um viajante europeu chega à costa atlântica da Nicarágua (La Mosquitia) e se surpreende ao ver que os Miskitos parecem ter perdido o seu modo tradicional de vida. Eles são cristãos, usam calças jeans e bonés de beisebol. Viajando para vilas mais e mais distantes, o explorador descobre que ainda existem crenças e costumes tradicionais entre os Miskitos, especialmente na área de cuidados de saúde. Até mesmo um pastor e o diretor de uma clínica de saúde o admitem: “Se não há remédios, nós procuramos um curandeiro ou uma erva medicinal para nos tratar”. No filme, as impressões subjetivas da vida dos Miskitos se alternam com retratos dos habitantes, que descrevem sua visão do mundo Miskito (VF Film, 1994, em cooperação com Barbara Scherfig).

Niels Boel

Autor de uma dúzia de documentários filmados na América Latina e na África, Niels Boel (Dinamarca) é um jornalista de diretor cinematográfico independente (www.vffilm.dk). Ele foi o responsável pelo programa de comunicação IBIS, da Oxfam, que tratou de povos indígenas da América Latina, e também trabalhou como chefe de seção do Ministério da Cultura da Dinamarca e como consultor da Agência Dinamarquesa de Desenvolvimento Internacional (Danida). É autor dos livros, ambos escritos originalmente em dinamarquês, cujos títulos em tradução livre para o português seriam: “Migração na Era da Globalização” (2009) e “A nova América Latina” (2016).