<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 22:01:57 Jun 10, 2019, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Building peace in the minds of men and women

Grande Angular

Liberdade de pensamento para crianças

cou_04_18_albert_web.jpg

Desenho de Liao Wang (China), um menino de 6 anos.

Incentivar nas crianças ideias que não são reconhecidas como verdades incontestáveis pela maioria dos adultos instruídos, é impedir sua liberdade de pensamento, diz o bioquímico húngaro, Albert Szent-Györgyi (1893-1986), em sua resposta à pesquisa da UNESCO sobre os fundamentos filosóficos dos direitos humanos (UNESCO’s survey on the philosophical foundations of human rights), enviada em 4 de junho de 1947. Trecho a seguir.

Albert Szent-Györgyi

Na minha opinião, um sinal de respeito por uma liberdade absolutamente essencial é não criar em crianças, em uma idade em que elas estão indefesas, qualquer reflexo condicionado (psicológico ou de outra natureza) que elas seriam incapazes de apagar da memória.

O respeito por essa liberdade tem como corolário a proibição contra qualquer um que ensine às crianças qualquer coisa como uma verdade absoluta e inquestionável que não seja reconhecida como tal pela maioria dos adultos instruídos. Isso se aplica tanto à religião quanto à história. Por exemplo, se a maioria dos adultos instruídos não admitir que o mundo foi criado em sete dias, essa ideia que deve ser apagada dos livros didáticos destinados a crianças e apresentada apenas como a opinião de um grupo pequeno ou de uma tradição. É o mesmo para todos os assuntos religiosos (existência e número de deuses etc.).

No campo da história, se em um dado período um grupo nacional devastou outro país, e se a maioria dos adultos instruídos no mundo não concordar que a humanidade se beneficiou com essa invasão em particular, então não se deve ensinar as crianças a considerá-la como um ideal ou uma reivindicação à fama, pois isso incutiria nelas imperialismo, ódio e preconceitos nacionais.

Albert Szent-Györgyi

Médico e bioquímico húngaro, Albert Szent-Györgyi (1893-1986), vencedor do Prêmio Nobel de psicologia ou medicina, em 1937, por descobrir da Vitamina C