<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 22:26:35 Jun 10, 2019, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Building peace in the minds of men and women

Assuntos Atuais

Os segredos de Tiauanaco, revelados por um drone

cou_03_18_tiwanaku_01.jpg

Uma cerimônia Aymara em Tiauanaco.

Tiauanaco, o centro político e espiritual da cultura Tiauanaco, na Bolívia, está a 70 km a oeste de La Paz e a 15 km das margens do Lago Titicaca. Inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2000, o local ainda guarda diversos segredos hoje em dia. O projeto da UNESCO revela algumas descobertas extraordinárias.

 

Lucía Iglesias Kuntz (UNESCO)

Com seu monumental complexo de construções e sua localização a mais de 3.800 metros acima do nível do mar, Tiauanaco é um dos sítios arqueológicos mais espetaculares da América do Sul. Cidade pré-colombiana no sul dos Andes, foi por séculos a capital de um império vasto e poderoso que devia sua supremacia ao uso de materiais inovadores e de técnicas para melhorar a produção da agricultura, aumentando dessa forma o seu poder econômico. Foi a partir de Tiauanaco que a cultura de mesmo nome se espalhou, alcançando seu auge entre os anos 500 e 900 d.C. A partir de então, sua influência foi disseminada por um vasto território que inclui o oeste da Bolívia, o sudoeste do Peru e o norte da Argentina e do Chile.

Infelizmente Tiauanaco foi brutalmente depredada logo após o colapso de sua cultura no século XIII. O local atraiu como um ímã caçadores de tesouros enterrados, e muito de seu patrimônio valioso desapareceu. Diversos documentos históricos demonstram que o local se tornou uma pedreira, da qual foram extraídos materiais para a construção de prédios modernos – a evidência disso ainda é visível no centro da cidade mais próxima, e mesmo em La Paz, a capital da Bolívia.

O presidente Evo Morales, que é descendente de índios Aymara, escolheu Tiauanaco como o local simbólico da inauguração de cada um de seus três mandatos como chefe de Estado na Bolívia (em 2006, 2010 e 2015). Como resultado, o local voltou a ganhar prestígio e se tornou um importante destino turístico. É preciso muito esforço, no entanto, para que o visitante aprecie e entenda este local completamente. Tiauanaco é mais um exercício de observação e documentação do que uma simples contemplação. Isto porque tudo o que permanece do majestoso conjunto de templos e palácios da cidade são as ruínas ou vestígios parcialmente reconstruídos de sete grandes construções – a Pirâmide Akapana, o templo de Kantatayita, o templo de Kalasasaya, o palácio Putuni, o palácio Kheri Kala, a pirâmide Puma Punku e o pequeno templo semissubterrâneo.

Esses vestígios, entretanto, exibem a inconfundível marca de grandes civilizações, com maravilhas tais como a Puma Punku (a Área da Puma), feita de blocos sólidos de arenito que chegam a pesar até 130 toneladas, montados com agrafos de cobre. Esta foi uma façanha surpreendente para uma civilização que não possuía o conceito de roda – alguns especialistas estimam que entre 1.300 e 2.600 pessoas seriam necessárias para levantar essas pedras. O conhecimento e habilidade no uso do metal demonstra a superioridade militar desta civilização.


A map of Tiwanaku, created using data from the 3D model generated by a drone. The black lines probably indicate domestic structures in the Mollo Kontu area.

Novas descobertas

A necessidade de oferecer ao lugar um plano de gestão atualizado – requisito para todos os locais inscritos na Lista de Patrimônio Mundial – assim como um programa educacional e museus para ajudar a resolver alguns dos enigmas de Tiauanaco, constituem a razão da existência do projeto Preservation and Conservation of Tiwanaku and the Akapana Pyramid (Preservação e Conservação de Tiauanaco e da Pirâmide Akapana). Lançado em 2015 pelo Escritório da UNESCO em Quito,  o projeto de $870,000 é financiado pelo Fundo Fiduciário do Japão  para o Patrimônio Mundial. Este empreendimento ambicioso, que foi completado recentemente, também inclui um plano para o turismo sustentável – já que Tiauanaco está localizada no Altiplano, uma zona sísmica em um vale posicionado entre duas cadeias montanhosas – e, finalmente, a pedido do Comitê do Patrimônio Mundial, a finalização de um levantamento topográfico de todo o local.

“Eu já estava trabalhando em campo, então propus à UNESCO que este levantamento topográfico fosse feito utilizando sensoriamento remoto, porque atualmente, com drones e satélites, podem ser obtidos resultados topográficos de alta precisão”, explica o arqueólogo José Ignacio Gallego Revilla, que trabalhou no projeto em nome da Organização. “Levamos um ano para configurá-lo. Já que eu estava colaborando com a Universidade Complutense de Madri, eu pensei em ir até o Campus de Excelência – que na verdade é um grupo de laboratórios formado por diversas faculdades, com profissionais excelentes e preços muito competitivos. Mas nós precisávamos de um drone que pudesse voar a mais de 4 mil metros e, como não poderíamos transportar o que estava disponível na Universidade de Madri para a Bolívia, nós entramos em contato com uma companhia suíça que vende suas aeronaves no Chile e na Bolívia. Esta companhia capturou as imagens que então analisamos no laboratório, em Madri”.

As imagens foram feitas entre outubro e dezembro de 2016, e os primeiros resultados foram obtidos em maio de 2017. O drone forneceu uma topografia altamente precisa de todo o sítio arqueológico, com uma margem de erro de menos de quatro centímetros.

O mapa resultante revelou a presença de um conjunto de estruturas até então desconhecidas que se estendem por toda a área explorada, se prolongando por 411 hectares. No total, a área do patrimônio cobre mais de 600 hectares – seis vezes mais do que o estimado anteriormente.

AApós a análise, as imagens feitas pelo drone tornaram possível a identificação de traços de um templo de pedra enterrado ao lado de cem ou mais estruturas circulares e retangulares de dimensões vastas, que eram possivelmente unidades domésticas, assim como valas, canais, estradas e outras construções de diferentes setores. Mas os novos dados também redefiniram monumentos conhecidos, tais como Puma Punku, um complexo de templos do qual apenas dois hectares haviam sido explorados, e que agora sabemos que possui mais duas plataformas enterradas. “O drone revelou que este é um complexo religioso que cobre 17 hectares, o que é três vezes o tamanho da Grande Pirâmide de Gizé, no Egito”, explica o arqueólogo.

“De repente nós tínhamos um mapa do local e de tudo que ainda está enterrado lá”, acrescentou Gallego Revilla. “Para mim, é a descoberta de uma vida: Tiauanaco tem sido uma das referências históricas da arqueologia mundial por 500 anos. Como pesquisador, situações como esta acontecem apenas uma vez em toda a sua carreira”, se entusiasma, mostrando em seu computador os mapas e imagens que confirmam sua declaração.

Envolvendo as comunidades

Julio Condori, diretor do Centro de Investigações Arqueológicas, Antropológicas e Administração de Tiauanaco (CIAAAT), a entidade gestora da área, está envolvido no projeto desde o seu começo. Para ele, o novo mapa topográfico é, em si, uma ferramenta de conservação. “Agora nós temos 650 hectares sob estudos”, observa. “Este é um marco para futuras pesquisas e uma expansão da área sob alto grau de proteção”.

Outro ponto forte do projeto é que as comunidades indígenas que habitam a área, em seus lados norte e leste, foram consultadas em todos os estágios. A municipalidade de Tiauanaco inclui atualmente três cidades com 23 comunidades, e cerca de 12 mil pessoas que vivem no próprio sítio arqueológico e em seus entornos imediatos. “Em cada estágio do projeto nós tivemos uma interação bastante dinâmica com os habitantes. Eu diria que esta é exatamente a chave que nos permitiu alcançar este resultado”, adiciona Condori. “Membros das comunidades Huancollo e Achaca participaram no ano passado dos levantamentos que conduzimos para verificar se a realidade correspondia aos dados oferecidos pelo drone, e eles fizeram isso com muita satisfação. Nós precisamos continuar a comunicar nossos resultados para que eles tomem posse deles”. Ao mesmo tempo, o número de visitantes nacionais e internacionais – mais de 125 mil em 2017 – continua a crescer. “Com esta renda, o local é economicamente autossuficiente, e nos dá os meios de trabalhar com arquitetos, químicos, geólogos, etc.”, acrescenta Condori. “Nós esperamos continuar a trabalhar com as autoridades municipais e nacionais, e claro, com o apoio da UNESCO”.

De acordo com a lenda de Aymara, os ancestrais esconderam o monumento mais emblemático de Tiauanaco em Puerta del Sol, a “Porta do Sol”. Este seria um segredo importante que salvaria a humanidade quando ela atingisse a beira do abismo. Felizmente, este momento não parece ter chegado ainda. Em vez disso, a certeza é de que este trabalho e o voo de um drone abriram uma nova era para essa cultura, e de que nas margens do lago sagrado, o Titicaca, foi estabelecida a sociedade mais avançada de seu tempo, capaz de criar um tipo de estado até então desconhecido neste canto do continente americano.

A publicação deste arquivo coincide com a 42ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, que acontecerá de 24 de junho a 4 de julho de 2018, em Manama, Bahrein.