<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 22:44:20 Jun 10, 2019, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Building peace in the minds of men and women

Editorial

Aguardando a chegada dos heróis

cou_02_18_ouverture_01.jpg

Bola de detritos marinhos, parte da série da PENALTY, da artista britânica Mandy Barker

Introdução

Assim que você começa a ler este número de abril-junho de 2018 do Correio da UNESCO, você está vivendo no éon Fanerozoico, na era Cenozoica, no período Quaternário e na época do Holoceno. Todas estas são subdivisões da escala de tempo geológico do nosso planeta, à qual uma nova delimitação provavelmente será adicionada em breve – o Antropoceno.

A Terra entrou no Holoceno (do grego “inteiramente” e “recente”) há mais de 10 mil anos. Contudo, as atividades humanas tiveram um impacto tão significativo e generalizado no sistema planetário que, ao longo das últimas décadas, os cientistas têm se perguntado se deveríamos estar falando de uma nova época. Para descrever essa nova época, o biólogo norte-americano Eugene F. Stoermer inicialmente criou o termo Antropoceno (do grego “ser humano” e “recente”), popularizado no início dos anos 2000 pelo cientista atmosférico holandês e ganhador do Prêmio Nobel de Química, Paul Crutzen. Desde então, o termo tem estimulado debates intermináveis na comunidade científica e causado grande angústia entre aqueles que ouviram falar a respeito.

Cabe agora à comunidade internacional de paleontólogos, geólogos e estratígrafos – particularmente a Comissão Internacional sobre Estratigrafia (International Commission on Stratigraphy) e a União Internacional de Ciências Geológicas (International Union of Geological SciencesIUGS) – determinar se realmente se trata de uma nova época geológica ou se o Antropoceno, no futuro, será descrito em enciclopédias como um conceito filosófico destinado a alertar os seres humanos que viveram nos séculos XX e XXI sobre as ameaças que suas atividades representam para o planeta. 

Enquanto aguardam esse veredito, os cientistas continuam a argumentar, defender e discutir. Como devemos datar o início dessa hipotética nova época? Em outras palavras, há quanto tempo nós somos, supostamente, responsáveis por um processo que pode ser fatal para o nosso planeta? Para alguns, o Antropoceno é apenas outro nome para a época que chamamos de Holoceno. Afinal, os seres humanos começaram a exercer pressão sobre o meio ambiente há mais de 10 mil anos – desde a sua sedentarização e da invenção da agricultura. Para outros, o Antropoceno teve início com a Revolução Industrial, no século XVIII. Ainda assim, outros consideram que o início do Antropoceno coincide com o lançamento da primeira bomba atômica, em 1945.

Apesar desses desentendimentos, a maioria reconhece que no último meio século a situação do planeta se deteriorou mais rápida, e mais dramaticamente, do que nunca. Existem quantidades gigantescas de plástico nas praias e nos mares, um desenvolvimento sem precedentes de novas substâncias que estão cobrindo a superfície da Terra e que são raramente recicladas, solos transbordando com fertilizantes, crescente acidez dos oceanos, níveis de poluição sem precedentes, a erosão das florestas tropicais, a ruptura dos ecossistemas, a extinção em massa de espécies e a drástica perda de biodiversidade, o aquecimento global em uma velocidade alarmante... – e a lista continua.

Quem deve ser culpado por tudo isso? “Os seres humanos!”, é a resposta categórica da maioria dos cientistas. Resta determinar se nós – os ricos e os pobres do mundo – devemos todos arcar com o mesmo peso de responsabilidade. Há os que culpam, acima de tudo, o sistema capitalista criado pelo Ocidente, e estes falam de Capitaloceno ou Ocidentaloceno. Estamos todos indo em direção a uma catástrofe? As vozes da desgraça estão profetizando o fim do mundo! Conceitos como os de Chthuluceno e Tanatoceno estão sendo apresentados para nos alertar que há um monstro à solta, que a morte está nos perseguindo. Alguns especialistas mais moderados estão igualmente preocupados com a indecisão e, portanto, a falta de ação, de nossos tomadores de decisão. “Parece que a humanidade está sendo letárgica – aguardando o final do filme, quando os heróis chegam e resolvem tudo, e então poderemos todos viver felizes para sempre”, como conclui um dos artigos deste número.

Enquanto isso, o debate continua e as soluções demoram a chegar. O Correio faz um balanço da situação.

Ilustração: Mandy Barker