<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 22:45:33 Jun 10, 2019, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Building peace in the minds of men and women

Grande Angular

A pequena rã que perdeu seu brilho

cou_02_18_frogs_01.jpg

Durante o Festival da Rã Dourada, realizado anualmente pelo Centro Natural Punta Culebra (Smithsonian Tropical Research Institute), na Cidade do Panamá, as crianças conhecem o anfíbio que se tornou o símbolo ecológico e cultural de seu país.
Rana dorada: CC BY 2.0 by Brian Gratwicke

Muitos cientistas veem o desaparecimento maciço de diversas variedades de rãs da América Central como um sinal da sexta extinção. Esse é um dos indícios de que estamos entrando no Antropoceno, que alguns acreditam irá exterminar um quarto de todos os mamíferos, 40% dos anfíbios, corais e muitas outras espécies de todo o mundo. 

No Panamá, cientistas e líderes nacionais estão em uma corrida contra o tempo para evitar que uma espécie lendária, a rã-dourada-do-panamá, desapareça para sempre. Investigações mostram que os seres humanos são realmente responsáveis, tendo introduzido na América do Sul um fungo invasivo que é altamente tóxico para os anfíbios.

 

Karla Jiménez Comrie

Segundo uma lenda pré-colombiana da região central do Panamá, a rã dourada traz boa sorte. Qualquer um que a veja ou consiga capturá-la terá um futuro feliz. Sua tez amarela brilhante, pintada com manchas cor de café, era uma fonte de alegria para tribos indígenas, pois acreditavam que, quando o anfíbio morria, seu pequeno corpo se transformava em ouro.  

Descoberta nos arredores da pequena cidade de El Valle de Antón e no Parque Nacional Altos de Campana, e endêmica à área central do Istmo do Panamá, por muito tempo a rã-dourada-do-panamá (Atelopus zeteki) frequentou e decorou os córregos e rios da selva panamenha. O Panamá fez da rã dourada um símbolo ecológico e cultural, dedicando a ela até mesmo um dia nacional – 14 de agosto. A rã é tão popular que adorna objetos de arte e de artesanato, joias, pôsteres de festivais e até bilhetes de loteria. Também empresta seu nome a hotéis, cervejas artesanais e boutiques. Todavia, isso não impediu o seu desaparecimento das florestas do istmo.

De acordo com o herpetologista panamenho Roberto Ibáñez, um pesquisador no (Smithsonian Tropical Research Institute – STRI) no Panamá, os primeiros sinais de declínio foram percebidos entre 1993 e 1996. Edgardo Griffith, um biólogo panamenho, lembra-se de ver rãs morrendo durante uma expedição em El Valle de Antón, no final de 2005. Não se sabia por que elas estavam morrendo, mas o alerta de Griffith coincidiu com outra pesquisa que questionava o status do anfíbio. As rãs foram vistas pela última vez na natureza em 2007 – em uma curta cena filmada pela BBC para um dos documentários, da série Life in Cold Blood, sobre répteis e anfíbios.

A causa desse massacre vem a ser o Batrachochytrium dendrobatidis (também conhecido como Bd), um fungo do filo Chytridiomycota que está ameaçando a população mundial de anfíbios por transmitir a quitridiomicose, uma doença que, como explica Ibáñez, “infecta a pele da rã, perturbando a maneira como ela funciona”. Uma das funções da epiderme da rã consiste em manter o equilíbrio de água e sais minerais entre o corpo do animal e seu ambiente. Em rãs infectadas com Bd, o transporte de eletrólitos é interrompido, o que reduz as concentrações de sódio e de potássio no sangue, levando à parada cardíaca.  

Um fungo invasivo

De onde vem o Bd? Provavelmente da África. Pelo menos essa é a hipótese mais amplamente aceita entre os biólogos panamenhos. O Bd quitrídio ocorre naturalmente na epiderme da rã-de-unhas-africana (Xenopus laevis), originária do sul da África – essas rãs foram amplamente usadas em testes de gravidez a partir dos anos 1930. Sem saber que o rã-de-unhas era o vetor daquela doença, o teste com anfíbios foi exportado para outras partes do mundo, o que ocasionou a sua propagação.

No Panamá, acredita-se que o fungo foi transmitido pelo contato com esses anfíbios, diz Ibáñez. Ele ressalta que o quitrídio já se espalhou por todo o país e agora está infectando outras espécies de anfíbios. Como resultado, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) classificou o Bd como uma das 100 piores espécies exóticas invasivas do mundo (link em inglês), devido a seu “impacto desastroso sobre a diversidade biológica”.

Griffith o descreve como um “organismo muito eficaz, que reduz a biodiversidade, altera a demografia e as dinâmicas da reprodução, e extermina 100% dos indivíduos de determinadas espécies”. Está presente em todos os lugares – no Panamá, bem como em outros países latino-americanos.  

Uma Arca de Noé para anfíbios

Embora atualmente nenhum tratamento eficaz contra a doença esteja disponível, os cientistas esperam um dia reintroduzir a rã dourada em seu habitat natural. Em 2011, o governo lançou o Plano de Ação para a Conservação dos Anfíbios no Panamá (Action Plan for the conservation of the amphibians of Panama). Envolvendo três componentes – pesquisa, conservação e educação –, este é um primeiro passo rumo à solução do problema. O Centro de Conservação de Anfíbios de El Valle (Fundação EVACC), comandado por Griffith, também está trabalhando para a preservação da rã dourada – embora, nesta fase, ela ainda seja mantida em cativeiro. O zoológico do Centro é o lar de cerca de 4,5 mil rãs, das quais mil são da variedade dourada.

No outro extremo do país, em Gamboa – às margens de uma floresta tropical na antiga área do Canal do Panamá – Ibáñez dirige o Projeto de Resgate e Conservação de Anfíbios (Amphibian Conservation and Rescue Project). Criado ex situ em 2009, esse projeto visa a garantir a reprodução de espécies ameaçadas de extinção, especialmente aquelas afetadas pelo fungo quitrídio. É um tipo de Arca de Noé, que usa espécimes cativos em um esforço para reconstituir as populações das espécies mais ameaçadas – até que seja encontrado um tratamento eficaz para o fungo Bd. Situado a 22 quilômetros da Cidade do Panamá, o centro abriga 1,2 mil exemplares de rãs pertencentes a nove espécies – com a exceção da rã dourada. No entanto, Ibáñez diz que espera receber alguns espécimes de Atelopus zeteki da Fundação EVACC até o final de 2018.

A rã dourada irá recuperar seu antigo brilho? Os cientistas estão convencidos de que sim. Até lá, devemos esperar que a pequena criatura tenha, ela própria, o futuro feliz que simboliza para o povo do Panamá.

Karla Jiménez Comrie

É panamenha e jornalista freelancer especializada em cultura e meio ambiente. Ela trabalhou no Sistema das Nações Unidas e foi repórter para o jornal diário La Prensa.