<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 00:20:45 Jun 11, 2019, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Building peace in the minds of men and women

Assuntos Atuais

Uma parceria de 20 anos: três perguntas para Jean-Paul Agon

cou_01_18_agon_01.jpg

Jean-Paul Agon, presidente y Director General de L’Oréal.

Este ano marca o 20º aniversário do Programa L’Oréal-UNESCO Para Mulheres na Ciência. Como o sr. definiria a parceria entre a L’Oréal e a UNESCO?

A parceria entre a L’Oréal e a UNESCO é singular. Em 1998, quando lançamos o Programa L’Oréal-UNESCO Para Mulheres na Ciência, nossa ambição era promover mulheres cientistas por meio da criação de um prêmio específico para a excelência científica voltado para mulheres de talento. Para fazer isso, procuramos um parceiro que tivesse a mesma visão ambiciosa de uma ciência – e de uma sociedade – mais inclusiva. A parceria com a UNESCO se tornou uma escolha óbvia, pois compartilhamos os mesmos valores humanistas e universais. Depois de 20 anos de colaboração, nosso programa se expandiu em uma escala formidável. Não apenas concedemos um prêmio anual a cinco eminentes mulheres cientistas, cada uma representando um dos cinco continentes, mas também concedemos prêmios a jovens cientistas em 115 países.

Por meio dessas iniciativas, em 20 anos, nós apoiamos ao todo mais de 2,7 mil mulheres. A UNESCO é uma parceira valiosa para que o programa seja verdadeiramente internacional. E a Fundação L’Oréal coloca suas habilidades e conhecimento a serviço desta causa para apoiar mulheres pesquisadoras em cada etapa de suas carreiras – levando-as ao conhecimento do público e enfatizando a importância de uma melhor representatividade das mulheres em vocações científicas para enfrentar os grandes desafios do nosso tempo.

Por que é tão importante promover as mulheres cientistas?

O mundo nunca foi tão mutável e incerto. Estamos passando por uma verdadeira revolução tecnológica, social e ambiental, e nos deparamos com desafios jamais enfrentados. Como poderíamos nos privar das habilidades científicas de metade da base de talentos de todo o mundo? Como poderíamos moldar um mundo inclusivo sem as mulheres? Precisamos usar todos os talentos disponíveis – obviamente, incluindo as mulheres –, se a ideia é enfrentar os desafios e a extraordinária complexidade de nosso tempo. No entanto, as mulheres continuam a ser sub-representadas no mundo da ciência, no qual o “teto de vidro” ainda é uma triste realidade. Somente por volta de 30% dos cientistas são mulheres e, desde sua criação, apenas 3% dos Prêmios Nobel nas ciências foram concedidos a mulheres – em 2017, não houve nenhum. Na L’Oréal, tanto em nossa empresa quanto em nossa Fundação, é impossível imaginar um mundo sem a contribuição das mulheres.

Como o Programa L’Oréal-UNESCO Para as Mulheres na Ciência pode ajudar a avançar a causa das mulheres cientistas

Ao longo dos últimos 20 anos, o Programa L’Oréal-UNESCO Para as Mulheres na Ciência tem usado o reconhecimento e a promoção de mulheres na ciência para demonstrar, por meio do exemplo, que elas têm um papel crucial a desempenhar nas instituições científicas. Isso é de particular importância. A promoção das mulheres que servem como exemplos a serem seguidos por outras é fundamental para encorajar e apoiar as jovens em carreiras científicas.

Porém, quando olhamos os números, fica evidente que isso não é o suficiente. Ao longo dos últimos dez anos, a proporção de mulheres pesquisadoras cresceu, é verdade, em cerca de 12%. As mulheres estão cada vez mais seguindo carreiras nas ciências e representam cerca de metade dos matriculados nos primeiros anos da universidade. Mas, em geral, elas ainda são excluídas das posições mais altas – somente 11% dos altos cargos acadêmicos são ocupados por mulheres, de acordo com o Relatório de ciência da UNESCO: rumo a 2030, publicado em 2015.

Ainda que não haja dúvida de que o nosso programa ajudou a conscientizar e mobilizar a comunidade científica, evidentemente, nós precisamos ir além. Temos de trabalhar com todo o ecossistema – em outras palavras, com as instituições e as autoridades públicas, e também com os homens. Um dos grandes méritos do Programa L’Oréal-UNESCO Para as Mulheres na Ciência é que ele está longe de ser somente uma causa das mulheres defendida pelas mulheres. Ele também permite que as mulheres ajudem a construir um mundo inclusivo – um pré-requisito para sociedades justas e equilibradas para todos, capazes de responder aos desafios do mundo atual.

Saiba mais:

20º Prêmio Anual para as Mulheres na Ciência, 2018

Para as Mulheres na Ciência, uma parceria entre UNESCO e L’Oréal

Mulhres e ciência – estatísticas da UNESCO

eAtlas UNESCO de Pesquisa e Desenvolvimento Experimental

Relatório de Ciência da UNESCO, 2015 (relatório completo em inglês)