<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 07:44:13 Jun 23, 2019, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
07.06.2019 - UNESCO Office in Brasilia

Inauguração de Cátedra celebra a Semana do Meio Ambiente

Cátedra sobre Oceanos passa a fazer parte do programa da UNESCO e será coordenada por institutos da USP.

Celebrando o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) e o Dia Mundial dos Oceanos (08/06), foram inauguradas as atividades da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade dos Oceanos, com a realização do evento O Futuro dos Oceanos, que aconteceu no dia 05/06/2019, no Auditório Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo. A nova integrante da rede internacional é lançada em momento oportuno para preparar ações para a Década Internacional das Ciências Oceânicas para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030).

No evento, o coordenador interino de Ciências Naturais da UNESCO, Fábio Eon, o professor do Instituto Oceanográfico (IO) da USP e coordenador da Cátedra, Alexander Turra, e o vice-diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA), Ary Plonski, explicaram – ao público presente e a quem acompanhava pela transmissão ao vivo – o que é o Programa de Cátedras da UNESCO, a missão da nova cátedra e como ela é composta.

O Programa de Cátedras e Redes UNITWIN tem como principal objetivo a troca de conhecimentos e o espírito de solidariedade entre centros de excelência que trabalham temas prioritários para a UNESCO. Participam centenas de universidades, instituições, organizações governamentais e não governamentais ligadas à educação superior. O Programa envolve treinamentos, pesquisas e outras atividades de produção de conhecimento.

O IEA e o IO são os responsáveis pelas atividades e pela gestão da Cátedra. Há também quatro instituições parceiras: Coordenação de Ciências Oceânicas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação; o Brazilian Future Ocean Panel (Painel Mar); Brazilian Coastal Benthic Habitats Monitoring (ReBentos); e SOS Mata Atlântica. A finalidade é de promover um sistema integrado de pesquisa, treinamento, informação e documentação sobre os Oceanos. A perspectiva é que seja facilitada a colaboração entre pesquisadores de reconhecimento internacional e da USP, bem como entre instituições brasileiras e de outros países da América Latina e do Caribe.

A USP é responsável por fazer os arranjos necessários para a participação nos programas e nas atividades da UNESCO, de forma a estreitar a cooperação acadêmica internacional. Onde for possível, a Universidade deverá propiciar o engajamento no intercâmbio de professores, pesquisadores e estudantes de outras universidades no âmbito da estrutura do Programa de Cátedras UNITWIN-UNESCO. A duração inicial dos trabalhos será de quatro anos, período que poderá ser renovado se houver a concordância da USP e da UNESCO. (Com informações do IEA)




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página