<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 07:42:35 Jun 23, 2019, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Construção de sociedades do conhecimento

© UNESCO

O conhecimento e a informação têm impacto significativo na vida das pessoas. O compartilhamento de conhecimento e informação, particularmente por meio das tecnologias de informação e comunicação (TIC), tem o poder de transformar economias e sociedades.

A UNESCO trabalha para criar sociedades do conhecimento inclusivas, bem como para empoderar comunidades locais por meio da ampliação do acesso, da preservação e do compartilhamento de informação e conhecimento em todas as áreas de mandato da Organização. As sociedades do conhecimento devem ser construídas sobre quatro pilares: liberdade de expressão; acesso universal à informação e ao conhecimento; respeito às diversidades cultural e linguística; e educação de qualidade para todos

A motivação da UNESCO para criar sociedades do conhecimento tem como premissa a convicção de que o acesso universal à informação é fundamental para a construção da paz, do desenvolvimento econômico sustentável e do diálogo intercultural. A UNESCO promove a “abertura” de conteúdos, tecnologias e processos, por meio da conscientização, da formulação de políticas e da capacitação. Essas soluções de acesso universal à informação incluem o acesso aberto à informação científica, os recursos educacionais abertos (REA), os softwares livres e de fontes abertas, a plataforma de treinamento aberta, além da aprendizagem aberta e a distância.

Esses recursos permitem que pesquisadores e inovadores compartilhem e utilizem dados com maior facilidade. Eles também fornecem, a estudantes e educadores de todo o mundo, um acesso sem precedentes ao conhecimento e à informação.

Aspecto central para a promoção da paz e do diálogo intercultural, a UNESCO apoia a preservação do patrimônio documental ao fortalecer marcos já existentes, bem como defende a preservação de longo prazo de informação digital e digitalizada. A UNESCO também encoraja o plurilinguismo e respeita a diversidade cultural no ciberespaço. Ela promove a produção de conteúdo local em diferentes línguas e contribui para o debate internacional sobre governança na internet, por meio da participação no Fórum para a Governança da Internet (Internet Governance Forum - IGF) e da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (World Summit on the Information Society - WSIS).

Para que indivíduos, comunidades e países tenham sucesso nesse ambiente em constante mudança, e para que resolvam problemas de forma efetiva em todas as facetas da vida, eles devem obter um conjunto essencial de competências, para ser capazes de buscar informação, avaliá-la criticamente, bem como criar novas informações e conhecimento.
A Alfabetização Midiática cria novas oportunidades para melhorar a qualidade de nossas vidas. Ela também está estreitamente relacionada a outros tipos de alfabetização, como a alfabetização em TIC, a alfabetização digital e a alfabetização midiática e informacional (AMI).

Voltar ao topo da página