<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 01:57:45 Jan 08, 2020, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Relatório Mundial de Ciências Sociais

O Relatório Mundial de Ciências Sociais é produzido pelo Conselho Internacional de Ciências Sociais (International Social Science Council – ISSC) e coeditado com a UNESCO. Centenas de cientistas sociais de todo o mundo, com suas áreas de expertise, contribuem com a publicação. O Relatório é uma visão geral abrangente dessa área do conhecimento e é publicado a cada três anos.

Relatórios anteriores (disponíveis somente em inglês):

Relatório Mundial de Ciências Sociais 2016

"O desafio das desigualdades: caminhos para um mundo justo"

A desigualdade nunca esteve em uma posição de tamanho destaque na agenda dos formuladores de políticas de todo o mundo, nem foi um tema tão importante para a pesquisa em ciências sociais. Atualmente, são publicados mais artigos de periódicos sobre os temas da desigualdade e da justiça do que nunca.

Este é o Resumo do Relatório Mundial de Ciências Sociais 2016. Ele está fundamentado nos estudos de mais de cem cientistas sociais e outros pensadores de destaque de todo o mundo, em várias disciplinas, para enfatizar respostas transformadoras à desigualdade em todos os âmbitos, das bases socioeconômicas até a governança mundial.

O texto conclui que:

  • a desigualdade, se não for controlada, pode comprometer a sustentabilidade das economias, das sociedades e das comunidades;
  • as desigualdades não devem ser entendidas e abordadas apenas em termos de renda e riqueza – elas são econômicas, políticas, sociais, culturais, ambientais, espaciais e com base no conhecimento;
  • os vínculos e as interseções das desigualdades devem ser mais bem compreendidas para a criação de sociedades mais justas;
  • é necessário que ocorra uma mudança gradual em direção a uma agenda de pesquisas que seja interdisciplinar, de múltipla escala e mundialmente inclusiva para fundamentar caminhos em direção a uma maior igualdade.

Em suma, muitos países investem muito pouco na pesquisa sobre os impactos de longo prazo da desigualdade que incide na sustentabilidade de suas economias, de suas sociedades e comunidades. Se não tratarmos desse assunto com urgência, as desigualdades irão transformar a ambição transversal de “não deixar ninguém para trás” até 2030 em um slogan vazio de significado.

O Relatório Mundial de Ciências Sociais 2016 foi elaborado pelo ISSC e pelo Institute of Development Studies (IDS), e é copublicado pela UNESCO.

_____________________________________________________________

Downloads

Release de imprensa

Mais informações

Contatos

ISSC

  • Lizzie Sayer, Communications Officer, Tel.: +33 (0)1 45 68 44 46, lizzie@worldsocialscience.org

UNESCO

  • John Crowley, Tel.: +33 (0)1 45 68 38 28, j.crowley@unesco.org

Contato de mídia internacional

 

 

Voltar ao topo da página