<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 01:11:59 Jan 08, 2020, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Educação em jornalismo

© UNESCO

O apoio da UNESCO à educação em jornalismo é fundamentado pela forte convicção de que os padrões professionais jornalísticos são essenciais para realçar o potencial dos sistemas de mídia e promover a democracia, o diálogo e o desenvolvimento.

A mídia profissional atua como guardiã do interesse público. É um componente importante para as verificações e equilíbrios que fazem parte da democracia. Ao disseminar informações confiáveis aos cidadãos, a mídia de notícias possibilita a participação cidadã no desenvolvimento e fortalece os mecanismos dos feedbacks de responsabilização. Os cidadãos não podem exercer e usufruir de sua cidadania na ausência de informações e conhecimentos essenciais, que jornalistas bem qualificados são os mais adequados para fornecer.

Contudo, as tendências recentes dos últimos anos têm colocado o jornalismo em risco. Uma gama de fatores está transformando o cenário das comunicações, levantando questões sobre a qualidade, o impacto e a credibilidade do jornalismo, tornando a série da UNESCO Excellence in Journalism um repositório essencial para a educação e a capacitação em jornalismo no mundo todo.

Educadores de jornalismo podem explorar a oferta da UNESCO, que inclui programas de jornalismo, fake news e desinformação, manuais para auxiliar jornalistas a relatar as mudanças climáticas, ensino de jornalismo para o desenvolvimento sustentável, modelo de currículo para o ensino de jornalismo e compêndio de novos programas e, nos próximos meses, um modelo de currículo para mídia e TICs, bem como para a igualdade de direitos entre homens e mulheres jornalistas.

Os modelos de currículo e manuais são estruturados para serem utilizados como um curso completo, ou podem ser usados de formas adaptadas para o cenário de mídia e as necessidades dos estudantes de jornalismo no âmbito local. Eles foram desenvolvidos por especialistas que estão na vanguarda do ensino de jornalismo e são apresentados em uma variedade de formatos e línguas.

Saiba mais:

Voltar ao topo da página