<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 03:36:56 Jan 08, 2020, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Alfabetização

© Flickr\Public domain

A alfabetização empodera as pessoas e as capacita para poderem participar de forma plena na sociedade e a contribuir com o aprimoramento dos meios de sobrevivência. A alfabetização também impulsiona o desenvolvimento sustentável, possibilitando assim maior participação no mercado de trabalho, melhoria da saúde e da nutrição das crianças e da família, além de reduzir a pobreza e expandir as oportunidades na vida.

Além de seu conceito convencional de ser um conjunto de habilidades de leitura, escrita e numeramento, atualmente, a alfabetização é compreendida como um meio de identificação, entendimento, interpretação, criação e comunicação em um mundo cada vez mais digital, mediado por textos, rico em informações e de rápidas mudanças.

A UNESCO tem liderado os esforços mundiais de alfabetização desde 1946, ao desenvolver a visão de um mundo alfabetizado para todos. Sua visão abrange adquirir e melhorar as habilidades de alfabetização ao longo da vida como parte intrínseca do direito à educação. 

Dados em alfabetismo

Em âmbito mundial, os dados mostram uma melhoria notável entre os jovens em termos de habilidades de leitura e escrita e uma redução constante nas disparidades entre mulheres e homens. Há 50 anos, quase um quarto dos jovens não tinham habilidades básicas de alfabetização comparados aos menos de 10% em 2016. Contudo, de acordo com as pesquisas mundiais de 2016, ainda existiam 750 milhões de adultos analfabetos, dos quais dois terços eram mulheres. Entre a população analfabeta, 102 milhões tinham idades entre 15 e 24 anos. Os índices de analfabetismo de adultos eram de 86%, e os índices de analfabetismo de jovens era de 91%. De acordo com os dados do UNESCO-UIS, a maioria dos países não conseguiu alcançar os objetivos da Educação para Todos (EPT) de reduzir os índices de analfabetismo para 50% entre 2000 e 2015. Em âmbito mundial, esperava-se nesse período que os índices de alfabetização de adultos e jovens aumentassem apenas 4% para cada uma dessas faixas etárias.

Geralmente, os dados atuais de alfabetização são coletados por meio de censos populacionais ou por pesquisas domiciliares, ainda que, claramente, a alfabetização seja uma questão muito mais complexa e que requer mais informações. Esses números produzidos pelo UNESCO-UIS são um lembrete do trabalho a ser feito para garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres, estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática – meta 4.6 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4).

Para avançar no desenvolvimento da alfabetização como parte da aprendizagem ao longo da vida e do ODS, a UNESCO adotas as seguintes abordagens para promover a alfabetização em todo o mundo, com ênfase nos jovens e nos adultos.

  • Construir fundamentos sólidos durante o cuidado na primeira infância e a educação infantil.
  • Fornecer educação básica de qualidade para todas as crianças.
  • Aumentar os níveis de alfabetismo funcional para jovens e adultos que não têm habilidades básicas de alfabetização.
  • Desenvolver ambientes que promovem a alfabetização.     

Saiba mais:

Voltar ao topo da página