<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 23:45:44 Jan 08, 2020, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
14.06.2018 - UNESCO Office in Brasilia

A terra tem um valor real. Invista nele - Mensagem da UNESCO para o Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca

Mensagem de Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca. “A terra tem um valor real. Invista nele”, 17 de junho de 2018

Todos os anos, em todo o ano, 120 mil quilômetros quadrados de terra – o que equivale à metade do tamanho do Reino Unido – se tornam inférteis pela desertificação. O fenômeno da degradação da terra ocorre nas áreas secas do planeta, que cobrem 40% da superfície do planeta e é onde habitam 2 bilhões de pessoas.

A desertificação é um desastre contínuo e silencioso, com efeitos drásticos na natureza, assim como nas mulheres e nos homens que vivem nela: a destruição de ecossistemas inteiros, a aceleração da mudança climática, barreiras ao desenvolvimento e o aumento da pobreza nos países nos quais o meio ambiente está sob ameaça. De acordo com o Secretariado da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação, é provável que, até 2030, 135 milhões de pessoas migrem em todo o mundo, devido à deterioração da terra onde vivem.

Por meio do Programa O Homem e a Biosfera, do Programa Internacional de Geociências e Geoparques e do Programa Hidrológico Internacional, a UNESCO está trabalhando para promover a agricultura e os sistemas alimentares integrados, assim como os padrões sustentáveis de uso da terra, em mais de 800 locais em todo o mundo. Assim, um grande número de produtos desses sítios da UNESCO, de chocolates a pepinos, do óleo de argan à espirulina, são distribuídos por todo o mundo.

A forma como nós consumimos tem um impacto direto sobre a condição da terra e, por isso, uma das chaves para responder à ameaça da desertificação está em nossas mãos. O slogan do Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca de 2018, “A terra tem um valor real. Invista nele”, destaca a responsabilidade dos consumidores, que, ao transformar seus hábitos, têm o poder de mudar a gestão e as práticas de uso da terra, ao vê-la não como um recurso a ser esgotado, mas como um recurso a ser preservado.




<- Back to: Visão Exclusiva do Conteúdo Dinâmico
Voltar ao topo da página