<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 01:42:02 Jan 09, 2020, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

2010 - Ano Internacional para a Aproximação das Culturas

© UNESCO

A celebração é uma forma de estimular o desenvolvimento de ações para a promoção do conhecimento mútuo sobre a diversidade cultural, étnica, lingüística e religiosa em âmbito regional, nacional e internacional, em defesa da paz.

“A data foi instituída a fim de dissipar os amálgamas surgidos da ignorância, dos preconceitos e das exclusões, que geram tensões, insegurança, violência e conflitos”, destacou a Diretora Geral da UNESCO, Irina Bokova, em discurso oficial sobre o Ano Internacional.

Bokova ressaltou a papel preponderante da UNESCO na celebração desse marco graças à cooperação internacional nas áreas da sua competência. Ao longo dos últimos anos, a Organização adquiriu uma experiência significativa e ganhou reconhecimento internacional por seus esforços em demonstrar os efeitos benéficos da diversidade cultural, destacando a importância das trocas, transferências e dos intercâmbios entre as culturas. 

As ações organizadas ao longo desse ano serão embasadas por quatro eixos estratégicos: promoção do conhecimento sobre a diversidade; elaboração de um conjunto de valores comuns; consolidação de uma educação de qualidade e das competências interculturais e incentivo ao diálogo sobre o desenvolvimento sustentável.

Como parte da programação oficial do Ano Internacional para a Aproximação das Culturas, o Brasil vai sediar o III Fórum Mundial da Aliança de Civilizações, nos dias 28 e 29 de maio, no Rio de Janeiro. O evento, organizado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, e pelo Secretariado da Aliança de Civilizações da ONU (UNAOC), conta com a parceria da UNESCO.

O Fórum irá reunir líderes políticos, empresariais e religiosos, representantes de organizações internacionais, de ONGs, da sociedade civil com o intuito de repensar a forma de lidar com as tensões entre as culturas e promover a confiança e a compreensão entre as comunidades heterogêneas.

Participam do encontro, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e o Ex-Presidente de Portugal, Jorge Sampaio, Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações.

Informações Adicionais

Site da Aliança das Civilizações das Nações Unidas (em inglês)

Para mais informações a respeito do Ano Internacional para a Aproximação das Culturas, visite o site do Setor de Cultura da UNESCO (em inglês, francês e espanhol).

Para mais informações sobre o III Fórum Mundial da Aliança de Civilizações, clique aqui.

Voltar ao topo da página