<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 04:10:08 Jan 08, 2020, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Sociabilidades Subterrâneas: identidade, cultura e resistência em favelas do Rio

© Underground Sociabilities

A Representação da UNESCO no Brasil, em parceria com a London School of Economics (LSE), as Fundações Itaú Cultural e Itaú Social, o Afro Reggae e a Central Única das Favelas (CUFA), está conduzindo uma pesquisa para estudar formas de sociabilidade que continuam invisíveis e subterrâneas no âmbito das sociedades convencionais.

O principal objetivo da pesquisa consiste em explorar os meios alternativos de integração e socialização que são desenvolvidos por comunidades que vivem em condições de extrema exclusão social e miséria, além de estudar e disseminar a metodologia de trabalho com e para jovens desenvolvida pelos grupos AfroReggae e CUFA.

Essas organizações, por meio de atividades artísticas, trabalham com comunidades em situação de risco em um ambiente de drogas, gangues e armas, visando a redefinir sociabilidades e identidades. Elas aproveitam as tradições artísticas e culturais presentes nas comunidades, os conhecimentos e comportamentos locais, assim como seus bens sociais, para trabalhar a autoestima e recuperar o sentimento de valor próprio perdido em locais onde o matar e o morrer são banalizados. Dada a riqueza e a singularidade dessas experiências, é importante mapeá-las e compreender como podem servir de informação em outros contextos e situações de exposição a riscos semelhantes. 

O projeto foi parte de uma extensa rede de parcerias com a LSE e universidades parceiras, com as próprias comunidades estudadas, com a polícia local, o Afro Reggae, a CUFA, a UNESCO e as Fundações Itaú Cultural e Itaú Social.  Cada etapa do projeto foi discutida por todos os parceiros, por meio de uma metodologia participativa e de diversos seminários e reuniões.

Em 2012, dois Seminários foram realizados para apresentação, divulgação e disseminação dos resultados da pesquisa: um no Rio de Janeiro, dia 13 de setembro e outro na LSE, dia 2 de novembro.

Links relacionados:

Seminário no Rio de Janeiro em 2012:

Publicações relacionadas:

Blog Sociabilidades Subterrâneas:

Facebook: https://www.facebook.com/favelasatlse

Twitter: https://twitter.com/FavelasatLSE    

Voltar ao topo da página