<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 00:37:59 Jan 08, 2020, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Relatório Mundial "Re|pensar políticas culturais" - lançamento no Brasil

O Relatório Mundial de Políticas Culturais é um instrumento valioso para implementar a Convenção de 2005 sobre a proteção e a promoção da diversidade das expressões culturais nos países. Ele avalia os progressos realizados e os desafios encontrados no avanço das metas da Convenção, ratificada por 146 países-membros. É o guia de ação da UNESCO para o fortalecimento de capacidades para produção, criação e disseminação de bens, atividades e serviços culturais. A Convenção apoia o direito soberano dos Estados de implementar políticas públicas destinadas a fortalecer e dinamizar os setores das indústrias cultural e criativa e promover a diversidade das expressões culturais. O documento também contribui para o desenvolvimento sustentável.

O Relatório Mundial 2018 – Repensar as Políticas Culturais: Criatividade para o Desenvolvimento foi lançado em um evento no dia 6 de novembro de 2018, em São Paulo, no marco da primeira edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR), que reuniu artistas e empreendedores dos setores culturais e criativos do Brasil e de outros países da América do Sul,  no corredor cultural da Avenida Paulista.

Links relacionados:

RELATÓRIO MUNDIAL RE|PENSAR AS POLÍTICAS CULTURAIS

O Relatório mundial examina como a Convenção de 2005 tem inspirado a mudança política nos âmbitos mundial e nacional em dez áreas culturais.  Ele se baseia na análise dos Relatórios Periódicos Quadrienais submetidos pelos Estados Partes da Convenção, apresenta novas descobertas relevantes e também apresenta recomendações de políticas culturais para o futuro. 

A UNESCO no Brasil agradece, em especial, ao Ministro da Cultura no Brasil pelo apoio na tradução para o português do Relatório Mundial 2018, e também pela colaboração na revisão técnica, bem como na impressão e distribuição de cópias impressas deste material. 

Downloads:

 

 

Voltar ao topo da página