<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 03:37:46 Jan 08, 2020, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Qualificação e capacitação de professores

Aperfeiçoar a formação profissional dos docentes é uma medida de suma importância em qualquer esforço que visa a melhorar a qualidade da educação. Da mesma forma, a valorização e a qualificação dos docentes é fundamental para a melhoria da qualidade da educação.

Além disso, é essencial o estabelecimento de vínculos entre os resultados das avaliações de aprendizagem e a formação inicial e continuada dos docentes para que o processo de aprendizagem em sala de aula possa ser efetivamente renovado. Igualmente importante é a criação de planos de carreira para os docentes e os demais profissionais da área educacional.

Resultados de estudos mostram que ainda há índices e graves resultados insatisfatórios nos desempenhos dos estudantes

  • de educação básica nas disciplinas de matemática e de língua portuguesa;
  • dos últimos anos da educação secundária (anos finais do ensino fundamental e no ensino médio).  

Para melhorar a qualidade da educação, conforme registra o Relatório da UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI, "Educação: um tesouro a descobrir" (1996): "é preciso, antes de mais nada, melhorar o recrutamento, a formação, o estatuto social e as condições de trabalho dos professores pois estes só poderão responder ao que deles se espera se possuírem os conhecimentos e as competências, as qualidades pessoais, as possibilidades profissionais e a motivação requeridas". 

De acordo com o Marco de Ação para a implementação do compromisso feito em 2015 de “assegurar educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem para todos”, os Estados-membros da UNESCO garantirão que "professores e educadores sejam empoderados, recrutados adequadamente, bem treinados, qualificados profissionalmente, motivados e apoiados em sistemas que disponham de bons recursos e sejam eficientes e dirigidos de maneira eficaz".

O mesmo Marco de Ação declara que "os professores também têm direitos políticos e socioeconômicos, inclusive o direito a condições decentes de trabalho e remuneração adequada. Os governos deveriam tornar a docência uma profissão atraente, que seja a primeira escolha dos profissionais, com formação e desenvolvimento contínuos por meio da valorização de seu status profissional, de suas condições de trabalho e apoio. Os governos deveriam, ainda, fortalecer mecanismos de diálogo político com organizações de professores”.

Voltar ao topo da página