<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 00:34:09 Jan 08, 2020, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Museus

© UNESCO\Leo Lara

Os museus significam mais do apenas lugares onde objetos são exibidos e conservados. Em conjunto com o crescimento do turismo cultural nas últimas décadas, o número de museus ao redor do mundo tem aumentado de 22 mil em 1975 para 55 mil atualmente.
 
Os museus podem exercer um papel de liderança para apoiar a economia criativa em âmbitos nacionais e regionais. Eles também estão cada vez mais presentes na esfera social ao atuar como plataformas para debate e discussão sobre questões sociais complexas e ao encorajar a participação pública.

A UNESCO apoia os países em desenvolvimento no uso do potencial dos museus para promover coesão social, sobretudo entre as comunidades locais e entre grupos em situações mais vulneráveis.

Durante ocasiões de conflito, como no Egito, no Afeganistão, no Iraque e no Mali, os museus têm sido ameaçados por saqueadores em busca de objetos valiosos ou símbolos de identidade nacional.

A UNESCO tem feito intervenções para garantir e restaurar museus, além de oferecer capacitação para especialistas da área sobre conservação de acervos, bem como sobre inventariação e documentação, a fim de contribuir para o combate contra o tráfico ilícito de objetos culturais.

Voltar ao topo da página