<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 00:59:39 Jan 08, 2020, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Programa Informação para Todos (IFAP)

© UNESCO

O Programa Informação para Todos (Information for All Programme – IFAP) é um programa intergovernamental da UNESCO bastante original, estabelecido em 2001. Por meio do IFAP, os membros governamentais e seus parceiros prometem aproveitar as novas oportunidades da era da informação para criar sociedades equitativas por meio de um melhor acesso à informação.

A última década testemunhou o desenvolvimento tecnológico em uma escala e uma rapidez sem precedentes na história da humanidade. Um dos maiores desafios que o mundo enfrenta atualmente é garantir acesso igualitário para todas as pessoas, e aproveitar e beneficiar-se totalmente dessas novas oportunidades. O IFAP é a resposta da UNESCO às expectativas de seus Estados-membros para construir e sustentar Sociedades do Conhecimento.


O Programa é conduzido para planejar e implementar suas ações por um Conselho Intergovernamental composto por 26 Estados-membros da UNESCO, que são eleitos pela Conferência Geral da Organização. O funcionamento do Conselho é financiado pelo orçamento regular da UNESCO. O Conselho dirige o planejamento e a implementação do programa ao considerar as propostas relevantes, recomendando linhas de ação amplas, avaliando suas realizações, encorajando a participação dos Estados-membros e apoiando esforços de arrecadação de recursos. O Conselho Intergovernamental elege um bureau composto por oito membros: um presidente, três vice-presidentes, três membros e um rapporteur.
 
Objetivos

Para alcançar o mandato do IFAP, o Conselho Intergovernamental decidiu que o Programa concentre seus esforços em seis objetivos estratégicos:

  • Integrar as políticas da sociedade do conhecimento nos planos nacionais de desenvolvimento para o desenvolvimento sustentável.
  • Promover sociedades de informação alfabetizadas.
  • Promover e ampliar o acesso ao conhecimento e à informação de domínio público por meio da organização, digitalização, disseminação e preservação de conteúdo e dados.
  • Conscientizar sobre questões éticas relativas à informação.
  • Aumentar oportunidade para as comunidades desfavorecidas ao fornecer acesso à informação e ao conhecimento.
  • Reforçar a promoção e o uso do multilinguismo no ciberespaço.

Prioridades

O principal objetivo do IFAP é ajudar os Estados-membros da UNESCO a desenvolverem e implementarem políticas nacionais de informação e estratégias de conhecimento em um mundo que usa cada vez mais as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Para alcançar esse objetivo, o Programa concentra seus esforços as seis áreas prioritárias listadas acima.

Voltar ao topo da página