<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 02:24:17 Jan 08, 2020, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Meio ambiente no Brasil

© UNESCO\Vinicius Nora Bittencourt

O crescimento econômico vem estimulando uma crescente demanda por recursos naturais, inclusive recursos minerais, e a intensificação dos impactos resultantes das práticas extrativas e de produção não sustentáveis.

Essas práticas têm colocado em risco um conjunto de dinâmicas e processos dos sistemas naturais, comprometendo a oferta de serviços resultantes desses sistemas, já alterados ou degradados em diversas regiões do país e do mundo. Associados à intensa exploração, encontram-se os conflitos de interesses e de visões sobre o uso da biodiversidade e do solo.

Aspectos que poderão reverter a crescente degradação dos ativos ambientais
são o estímulo às economias verdes, o incentivo à geração de emprego e a renda associada à manutenção dos serviços ambientais, por meio da proteção de áreas naturais.

Dia Mundial do Meio Ambiente

© UNESCO/Dom João

As Nações Unidas, cientes de que a proteção e a melhoria do ambiente humano são questões prioritárias, que afetam o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento econômico em todo o mundo, designaram o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. A comemoração desse dia nos fornece uma oportunidade para ampliar as bases para uma opinião mais esclarecida e uma conduta responsável dos indivíduos, das empresas e das comunidades na preservação e na melhoria do meio ambiente. Desde 1974, quando foi lançado, o Dia se tornou uma plataforma mundial para a disseminação pública e uma ação ambiental positiva.

O tema do ano de 2018, “Acabe com a poluição plástica”, é um apelo para ação de todos nós para nos unirmos no combate a um dos grandes desafios ambientais do nosso tempo. O tema nos convida a considerar como podemos realizar mudanças em nossa vida diária para reduzir o pesado fardo da poluição plástica em nossa natureza, em nossa vida selvagem – e em nossa própria saúde.

Em 2019, o tema “ Poluição do Ar” chama a atenção para a fragilidade da vida na Terra sem ar limpo e seguro para respirar. A Organização Mundial de Saúde informou recentemente que mais de 90% da população mundial vive em áreas onde os níveis de poluição do ar não atendem aos padrões de segurança. A poluição atmosférica põe em perigo a nossa saúde, os nossos habitats, mas também o nosso patrimônio ambiental comum. Tem um impacto negativo nas áreas terrestres, marinhas e costeiras e causa perturbações nos ecossistemas reguladores que são fundamentais para a qualidade de vida global das sociedades humanas e para a saúde das terras, mares e outras espécies vivas. Reduzir a poluição do ar exige não apenas mudança tecnológica, mas também uma mudança de mentalidade em relação a questões ambientais, políticas inovadoras e regulação social.

Ao longo de todo o ano, nas Reservas da Biosfera de todo o mundo, as comunidades estão desenvolvendo soluções locais para melhorar a relação entre as pessoas e o meio ambiente, com o apoio do Programa O Homem e a Biosfera (MAB) da UNESCO.

Voltar ao topo da página