<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 00:47:33 Jan 08, 2020, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

Acesso universal à informação

O acesso universal à informação e ao conhecimento é fundamental para a construção da paz, do desenvolvimento social e econômico sustentável e do diálogo intercultural.

O Acesso Aberto, os Dados Abertos, as plataformas de crowdsourcing e os Recursos Educacionais Abertos (REA) possibilitam que a informação seja compartilhada de forma gratuita e lícita, fornecendo oportunidades estratégias transversais para melhorar a qualidade de tomadas de decisões, bem como facilitar o diálogo político, o compartilhamento do conhecimento e a capacitação, incluindo para pessoas com deficiência.

O Programa de Soluções Abertas da UNESCO (Open Solutions Programme) é dedicado a líderes, profissionais, pesquisadores e usuários de TIC, e apoia comunidades de prática ao encorajar a pesquisa empírica e as publicações, e ao organizar eventos importantes nos âmbitos mundial, regional e nacional para compartilhar as melhores práticas com programas abrangentes nas área de:

Recursos Educacionais Abertos (REA) 

Fornece aos professores e estudantes materiais de alta qualidade de ensino e aprendizagem que permitem o uso, a adaptação e a distribuição gratuita;
Acesso Aberto à informação científica – permitindo aos cientistas e aos pesquisadores o compartilhamento e o acesso a informações acadêmicas sobre os últimos avanços científicos.


Software Livre e Open Source (Free and Open Source software – FOSS)

Por meio das possibilidades técnicas disponíveis pela sofisticação cada vez maior das TIC e pela mídia social orientada ao usuário, os modelos de software livre de fonte aberta de colaboração efetiva e sustentabilidade inovadora têm se expandido na atualidade, e incluem conjuntos altamente diversificados de atividade de domínio público. Esses modelos fornecem uma ampla gama de ferramentas e processos para criar, trocar e compartilhar softwares e soluções interoperáveis de formas eficiente e efetiva.

Acesso aberto à informação científica 

Fornece uma ampla gama de ferramentas e processos para criar, trocar e compartilhar softwares e soluções interoperáveis de formas eficiente e efetiva. A informação científica é tanto um dos maiores produtores dos pesquisadores como também um dos recursos de inovação tecnológica mais importantes.

A UNESCO promove e apoia o Acesso Aberto – a disponibilização online de informação acadêmica para todos, livres da maioria das barreiras de licenciamento e direitos autorais – para o benefício do fluxo mundial de conhecimento, inovação e desenvolvimento socioeconômico sustentável.

As iniciativas de Acesso Aberto da UNESCO reconhecem a necessidade de garantir que a pesquisa científica trate das necessidades da sociedade e responda aos desafios atuais e futuros de sustentabilidade.

Portal Mundial de Acesso Aberto

O Global Open Access Portal (GOAP) financiado pelos governos da Colômbia, Dinamarca e Noruega, e pelo Departamento de Estado dos Estados Unidas, apresenta o cenário atual do status do Acesso Aberto para a informação científica em 158 países do mundo. Para os países que têm tido mais êxito na implementação do Acesso Aberto, o portal destaca os fatores mais importantes de sucesso e aspectos para propiciar esse ambiente. Para países e regiões que ainda estão nos estágios iniciais do desenvolvimento do Acesso Aberto, o portal identifica os principais envolvidos e as possíveis barreiras e oportunidades.

O Portal é desenhado para fornecer informações necessárias para elaboradores de políticas públicas para:

  • aprender sobre o ambiente do Acesso Aberto mundial;
  • consultar o status de seus países; e
  • compreender onde e porque o Acesso Aberto tem sido mais bem-sucedido.
Voltar ao topo da página