<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 08:50:41 Jun 24, 2020, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
Article

UNESCO celebra o poder da arte e da educação em todo o mundo

25/05/2020

À medida que o mundo começa a emergir da pandemia da COVID-19, a UNESCO destaca o incrível poder e a incrível resiliência da criatividade humana durante a Semana Internacional da Educação Artística de 2020.

O evento anual, que ocorre na quarta semana do mês de maio, ganha um novo significado este ano, pois 90% da população estudantil de todo o mundo, ou 1,6 bilhão de estudantes[1], estão sendo afetados pelo fechamento das escolas; além disso, os sítios do Patrimônio Mundial e as instituições culturais – como museus, teatros e cinemas – estão fechados, e os artistas estão lutando para manter seus meios de subsistência.

Mais do que nunca, a educação artística está sendo reconhecida como uma parte essencial de uma educação abrangente. A educação artística ajuda no avanço dos resultados da aprendizagem e no desenvolvimento de novas habilidades dos estudantes. Em tempos de crise, a educação artística é particularmente valiosa, pois, mesmo em um contexto de confinamento, ela inspira a criatividade, fornece apoio psicológico e constrói conexões entre as pessoas e as comunidades.

A educação artística também traz benefícios profundos e de longo prazo para os estudantes. Ajuda a alcançar as diversas necessidades de aprendizagem das crianças, abre caminho para a aprendizagem ao longo da vida e promove a diversidade cultural, que inclui resultados avançados da aprendizagem e a aquisição de novas habilidades, o que beneficia estudantes de todas as idades. Música, teatro, dança, artes visuais e educação em outras disciplinas artísticas criam resiliência, autoconfiança e bem-estar, além de estimularem a curiosidade, a inspiração, a criatividade e o respeito pela diversidade. Também podem apoiar o desenvolvimento infantil por meio de uma educação à distância de qualidade, com o uso de plataformas digitais.

Em sua nota técnica, disponível para download (abaixo), e em sua página dedicada à educação artística, a UNESCO seleciona uma ampla gama de boas práticas, metodologias, ferramentas e atividades pedagógicas que são desenvolvidas em todo o mundo no campo da educação artística, para ajudar todos os interessados em suas reflexões e ações sobre esse importante tema. Também participam da iniciativa a Rede de Escolas Associadas da UNESCO, que conecta mais de 11,5 mil instituições em 182 países, e a Aliança Mundial para Educação Artística (World Alliance for Arts Education), que possui 3 milhões de membros em todo o mundo.

A UNESCO apoia duas formas de educação artística: aprender as artes (ensino e aprendizagem das artes visuais e cênicas) e aprender por meio das artes (integração das artes na educação para melhorar e elevar o nível da aprendizagem). A educação artística também intensifica, de maneira transversal, o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 4, sobre educação de qualidade; o ODS 5, sobre igualdade de gênero; o ODS 8, sobre melhorar as oportunidades de trabalho e emprego decente por meio da cultura e da criatividade; tudo isso no espírito do ODS 16, sobre a mitigação de conflitos e a construção da paz.

[1]How COVID-19 is changing the world: a statistical perspective

Sobre a Semana Internacional de Educação Artística

Conforme decisão da 36a sessão da Conferência Geral da UNESCO, realizada em 2011 (Resolução 36/C55), a quarta semana do mês de maio foi proclamada como a Semana Internacional da Educação Artística.

A arte, em toda a sua diversidade, é um componente essencial de uma educação abrangente para o pleno desenvolvimento do indivíduo. Atualmente, as habilidades, os valores e os comportamentos promovidos pela educação artística são mais importantes do que nunca. Essas competências – criatividade, colaboração e resolução imaginativa de problemas – desenvolvem a resiliência, incentivam a apreciação pela diversidade cultural e pela liberdade de expressão, e cultivam a inovação e as habilidades do pensamento crítico. Como um vetor de diálogo no sentido mais elevado, a arte acelera a inclusão social e a tolerância em nossas sociedades multiculturais e conectadas.

A arte nos aproxima ainda mais. Uma pintura, um artefato e uma música ancestral falam muito sobre a história das civilizações e dos laços que as unem. Isso nos faz sentir e entender o que une a humanidade na diversidade de suas culturas e expressões, o que contribui para que tenhamos um futuro brilhante e sustentável.

Essa consciência sobre a arte pode ser adquirida desde a tenra idade e mantida ao longo da vida. É com esta convicção de que a criatividade, as artes e a aprendizagem sobre elas contribuem para a construção de sociedades prósperas e pacíficas, que a UNESCO incentiva seus Estados-membros a apoiarem a educação artística, na escola e fora dela. A educação artística é a chave para formar gerações capazes de reinventar o mundo que herdaram, além de formar cidadãos tolerantes e dinâmicos. Ela apoia a vitalidade das identidades culturais e enfatiza seus vínculos com outras culturas, contribuindo assim para a construção de um patrimônio compartilhado.

Saiba mais:

A criatividade cria a resiliência de que precisamos em tempos de crise. Ela deve ser alimentada desde a mais tenra idade para liberar a imaginação, despertar a curiosidade e desenvolver o apreço pela riqueza do talento e da diversidade humana. A educação é onde isso começa

— Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, por ocasião da Semana Internacional da Educação Artístic

Mensagem completa da diretora-geral

Mensagem completa em formato PDF
English | Français | Español