<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 02:04:41 Sep 27, 2020, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
Press release

Vencedores do Brasil e da Espanha recebem o Prêmio UNESCO Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa pelo uso de IA na educação

14/05/2020

Os dois vencedores do Prêmio Rei Hamad Bin Isa-Al Khalifa da UNESCO de 2019 pelo uso das TIC na educação são o Letrus de Desenvolvimento da Escrita, do Brasil, e a ferramenta de triagem de dislexia, Dytective, da Espanha. Cada vencedor do Prêmio receberá um prêmio de US$ 25.000 em uma cerimônia cuja data será marcada nas próximas semanas.

 

O tema da edição de 2019 do Prêmio foi o uso da Inteligência Artificial (IA) para inovar a educação, o ensino e a aprendizagem. Por meio desse tema, a UNESCO teve como objetivo promover os usos efetivos e éticos de IA na educação que estão disponíveis universalmente.

 

O programa Letrus de Desenvolvimento da Escrita, desenvolvido pela empresa Letrus, do Brasil, é alimentado por IA para dar retorno automatizado sobre a escrita dos estudantes. Com ele, a Letrus visa a reduzir o analfabetismo funcional em língua portuguesa, ao melhorar as oportunidades de práticas para os estudantes e professores de educação. O programa oferece apoio às habilidades de escrita dos estudantes por meio de feedback híbrido IA-humano. Os estudantes recebem um feedback imediato de um software, que pode identificar os padrões de escrita, e um feedback mais detalhado dos avaliadores humanos. Desde 2017, mais de 65 mil estudantes têm usado o programa em 26 estados do Brasil. 

 

A Dytective (detetive),desenvolvida pela empresa Change Dyslexia, da Espanha, é uma ferramenta projetada para detectar casos de dislexia no país em aproximadamente 15 minutos. Também fornece exercícios com base em jogos para estudantes com dislexia, que os ajudam a superar as dificuldades de escrita e leitura. A ferramenta é uma mistura de testes gamificados online e associados a aplicativos de aprendizagem por máquinas. Até o momento, mais de 270 mil crianças em 43 países diferentes foram beneficiadas com pré-diagnósticos gratuitos de dislexia. A empresa também fornece subsídios para famílias carentes com crianças que necessitam de educação corretiva para a dislexia.

 

Os dois vencedores foram selecionados entre 113 candidatos submetidos pelos governos dos Estados-membros da UNESCO e por organizações parceiras da Organização, a partir da recomendação de um júri internacional de especialistas em educação.

 

Estabelecido desde 2005 e apoiado pelo Rei do Bahrein, o Prêmio reconhece todos os anos os indivíduos e as organizações que usam tecnologias digitais para elevar o desempenho do ensino e da aprendizagem, bem como da educação em geral. Os dois vencedores recebem um prêmio de US$ 25.000 e o reconhecimento internacional por seu uso inovador de tecnologias digitais na educação. 

****

Contato para a imprensa: Clare O’Hagan, UNESCO Press Service, c.o-hagan@unesco.org, +33(0)145681729

Para mais informações, acesse: https://on.unesco.org/aboutictprize