<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 19:37:19 Sep 26, 2020, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
News

Encontro virtual reuniu especialistas em debate sobre os desafios éticos na pandemia

16/07/2020
03 - Good Health & Well Being

Webinário promovido pela UNESCO em parceria com entidades parceiras discutiu as implicações da bioética e dos direitos humanos em tempos de pandemia

A UNESCO no Brasil, em parceria com a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e a Cátedra UNESCO de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara (UNESCO/UNICAP), realizou ontem (15) o webinário "Perspectivas de bioética e direitos humanos no Brasil", também transmitido ao vivo pela Câmara Municipal (com transmissão em Libras) e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas. O encontro virtual teve como objetivo discutir as implicações da pandemia de COVID-19 nesse tema, sobretudo em meio a uma crise em que as desigualdades sociais no país se tornam ainda mais evidenciadas. Participaram do encontro o coordenador de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil, Fábio Eon (moderador); o médico infectologista e presidente da SBB, professor Dirceu Greco; e o coordenador da Cátedra Dom Helder Câmara (UNESCO/UNICAP), professor Manoel Severino Moraes de Almeida.

O webinário foi realizado no momento em que o Brasil atinge a marca de 75 mil vítimas da COVID-19 e enfrenta inúmeros desafios em consequência dessa crise, como o aumento de casos de violência doméstica, o combate à desinformação e às fake news e as dificuldades de se garantir acesso à educação e à cultura para todos. Segundo o presidente da SBB, Dirceu Greco, a pandemia de COVID-19 evidenciou ainda mais as desigualdades sociais enfrentadas pelo país: “a pandemia está escancarando as deficiências sociais, políticas e sanitárias, além de expor a relação desarmoniosa entre o homem e o meio ambiente".

O debate também abordou a situação delicada enfrentada pelos grupos mais vulneráveis, como as populações indígenas e os refugiados, além da necessidade de se fortalecer e aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS). Para Manoel de Almeida, garantir o acesso à saúde para esses grupos é um dever do Estado. “Temos vários desafios com relação às comunidades indígenas, como a falta de assistência e a falta de políticas de Estado", afirmou.

Ao final do encontro, os participantes manifestaram suas opiniões com relação às expectativas sobre o mundo pós-pandemia. Segundo Fábio Eon, esse será um momento de oportunidade e de possibilidades para construção de um novo pacto civilizatório: “a pandemia nos deixará como legado a importância de repensarmos nossa noção de humanidade e de solidariedade e provavelmente reforçará o papel da cooperação multilateral no enfrentamento de problemas globais”.

O webinário "Perspectivas de bioética e direitos humanos no Brasil" contou com a participação ativa dos internautas e pode ser assistido na íntegra por meio do canal da UNESCO no YouTube.