<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 16:20:08 Sep 27, 2020, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide
Idea

Como o sabão mata o COVID-19 nas mãos das pessoas

06/04/2020

Como lavar as mãos com sabão durante 20 segundos pode salvar vidas – a explicação química:

A água, apenas, pode lavar a sujeira, mas vírus e bactérias são tão pequenos que, em geral, é necessária uma intervenção química e mecânica para tirar suas nanopartículas pegajosas das fendas que compõem nossas impressões digitais. É por isso que o sabão é tão importante e foi feito para cumprir essa função. Dê ao sabão pelo menos 20 segundos de uma lavagem completa, e suas moléculas em forma de pino penetrarão nas espécies de bactérias e vírus, incluindo o COVID-19, que se protegem com uma membrana lipídica oleosa. Como uma unha que estoura um pneu, a extremidade da molécula de sabão que repele a água e que possui uma “cauda” hidrofóbica – que pode se unir a óleos e gorduras – “apunhala” o COVID-19 e deixa o vírus como um saco de células de RNA vazio e quebrado.

Embora o álcool também seja capaz de romper uma membrana oleosa, a lavagem com sabão tem o benefício adicional de remover fisicamente da pele os vírus e as bactérias mais difíceis de se quebrar. Isso se deve à natureza dupla das moléculas de sabão. À medida que as “cabeças” hidrofílicas ou com afinidade à água se estendem para se unir à água, as “caudas” se voltam para dentro para se proteger da água e, ao fazer isso, recolhem tudo o que pegam em pequenas “gaiolas” de bolhas de sabão chamadas micelas. Esfregar vigorosamente todas as partes de suas mãos e de seus pulsos, formando uma espuma espessa, é a chave para “prender” para sempre essas partículas invasoras e mandá-las ralo abaixo. Não importa se a água é fria ou quente, desde que esteja com sabão.


© UNESCO

Imagem: Como o sabão funciona e interage com a sujeira

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que se esfregue os pulsos, as palmas e costas das mãos, os espaços entre os dedos em um movimento entrelaçado, fechando os punhos em torno de cada polegar e esfregando as pontas dos dedos nas palmas das mãos.

O problema dos sabonetes e géis antibacterianos é que, em termos do COVID-19, eles não são mais eficientes do que o sabão comum e não têm efeito como gel, a menos que incluam pelo menos 60% de álcool; isso ocorre porque os produtos antibacterianos não afetam os vírus. Além disso, quaisquer que sejam as bactérias que sobrevivam a esse procedimento, futuramente elas podem evoluir para se tornar resistentes aos produtos antibacterianos. Por que correr o risco de tornar as bactérias mais fortes, quando tudo o que você precisa é de um pouco de água e sabão?

A UNESCO é a única organização das Nações Unidas que trabalha com educação e pesquisa em ciências e engenharia. A química, como parte das ciências básicas, nos ensina sobre a importância do saneamento e da lavagem das mãos para combater a COVID-19. A importância da educação em ciências e engenharia para o mundo não pode ser subestimada, pois nossas soluções futuras dependem disso!

 

Contato:

  • Christy Reed, consultor de Comunicação Científica da UNESCO

Imagens:

  • Moléculas do sabão por Michael Gerhardt
  • Ilustração do COVID-19 por U.S. Centers for Disease Control and Prevention (CDC)