<
 
 
 
 
×
>
You are viewing an archived web page, collected at the request of United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) using Archive-It. This page was captured on 02:06:14 Sep 27, 2020, and is part of the UNESCO collection. The information on this web page may be out of date. See All versions of this archived page.
Loading media information hide

RESILIART: artistas e criatividade além da crise

11/05/2020

Precisamos de um esforço mundial coordenado para apoiar artistas e

assegurar o acesso à cultura para todos.

 

A crise da saúde provocada pelo novo coronavírus mergulhou a economia mundial em uma recessão, ao custo de US$ 1 trilhão em 2020 (UNCTAD). Enquanto bilhões de pessoas em todo o mundo se voltam para a cultura como uma fonte de conforto e conexão, o impacto da COVID-19 não poupou o setor cultural. Mais de 80% dos sítios do Patrimônio Mundial da UNESCO foram fechados, o que ameaça a subsistência das comunidades locais e dos profissionais de cultura. Instituições e instalações culturais, incluindo museus, teatros e cinemas, estão perdendo milhões em receita a cada dia, e muitas delas tiveram de despedir membros de suas equipes. Artistas de todo o mundo, a maioria dos quais antes da pandemia já trabalhavam em meio período, de maneira informal ou com contratos precários, estão lutando para sobreviver. Atualmente, estamos enfrentando uma emergência cultural.

A UNESCO lança o movimento global ResiliArt.

O movimento ResiliArt lança luz sobre a situação atual das indústrias criativas em meio à crise, por meio de um debate exclusivo em âmbito mundial com importantes profissionais da indústria cultural, ao mesmo tempo em que capta experiências e vozes da resiliência de artistas – já estabelecidos e em ascensão – nas mídias sociais. De forma conjunta, aumenta a conscientização sobre o amplo contágio da COVID-19 em todo o setor e visa a apoiar os artistas durante e após a crise.

 

O debate inaugural deste movimento ocorreu no dia 15 de abril de 2020, Dia Mundial da Arte, em parceria com a Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores (CISAC). O debate foi aberto por Audrey AZOULAY, diretora-geral da UNESCO, que lançou os debates da ResiliArt com Ernesto OTTONE R. (diretor-geral adjunto de Cultura da UNESCO), Jean-Michel JARRE (compositor, intérprete, presidente da CISAC e embaixador da Boa Vontade da UNESCO), Yasmina KHADRA (escritora), Deeyah KHAN (músico, documentarista e embaixador da Boa Vontade da UNESCO), Angélique KIDJO (cantora e compositora, vice-presidente da CISAC e embaixadora internacional do UNICEF), Nina OBULJEN-KORŽINEK (ministra da Cultura da Croácia e violinista) e Luis PUENZO (diretor de cinema, roteirista, produtor e presidente do Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais, da Argentina – INCAA).

Assista à gravação da reunião virtual de 15 de abril – debate ResiliArt aqui

As opiniões, declarações ou pontos de vista expressos pelos participantes desta reunião virtual são exclusivamente deles e não refletem necessariamente a posição da UNESCO.

Leia o Artigo

Os profissionais da indústria cultural são incentivados a participar do movimento e disseminar a série ResiliArt em suas respectivas regiões e em seu foco temático, seguindo as diretrizes disponíveis ao público. A devastação causada em toda a cadeia de valor da cultura terá um impacto duradouro na economia criativa. O ResiliArt tem como objetivo garantir a continuidade das conversas, bem como compartilhar dados e esforços em defesa da cultura por muito tempo após o término da pandemia.

As pessoas precisam de cultura.

A cultura nos torna resilientes e nos dá esperança.

Ela nos lembra de que não estamos sós.

 

Junte-se a nós nos próximos debates internacionais!

12, 19: 26 May:Thailand: “Challenges and priorities of the creative sector”, UNESCO Bangkok, Ministry of Culture, Creative Economy Agency 
12 May:Georgia: Creative Georgia 
14 May:Global: “Road to Recovery”, UNESCO with FICDC and CISAC - participação da cantora brasileira Anitta
15 May :Global: “ResiliArt Performing Arts – Dance beyond the Pandemic”, Global Foundation for the Performing Arts 
15 May: “Museums in time of pandemic – Innovation and perspectives”, UNESCO Ibermuseos
16 May: Algeria: Secrétaire d'État chargé de la production culturelle
18 May:Senegal: Africa Culture Consulting 
20 May: Germany :German Commission for UNESCO
21 May:Cuba: UNESCO Havana (21 May – World Day for Cultural Diversity for Dialogue and Development)
22 May:Chad: Pan-African Cabinet of Consulting, Support and Management of Cultural Projects 
Republic of Korea: Korean National Commission for UNESCO, Ministry of Culture, Sports and Tourism of the Republic of Korea

A pandemia da COVID-19 revelou e ampliou a volatilidade preexistente das indústrias criativas. Para ver as medidas que estão sendo adotadas pelos governos, pelas organizações não governamentais e pelo setor privado para apoiar artistas e profissionais da cultura durante estes tempos difíceis, clique aqui

 

Para quaisquer perguntas ou pesquisas sobre o movimento Resiliart, entre em contato com a UNESCO: resiliart@unesco.org
Para mais informações, entre em contato com a CISAC: 
communications@cisac.org ou visite o site www.cisac.org

Em parceria com
 

image

Parceiros da mídia

image